População adere à campanha no Dia Mundial de Combate à Aids

Mais de 120 pessoas realizaram o teste rápido para diagnóstico HIV nessa quinta-feira

Fotógrafo: João Pires/LBF
02/12/2011 - 02h18

Nessa quinta-feira (1), no Dia Mundial de Combate à Aids, as pessoas que passaram pelo Paço Municipal puderam participar das atividades organizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa DST/Aids, com o apoio do Centro de Referência da Mulher, Gaspa e Sest/Senat.
Durante todo o dia, a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) realizou o teste rápido diagnóstico para HIV, dando continuidade a Campanha Fique Sabendo, promovida pelo Governo do Estado de São Paulo com apoio da Prefeitura.

Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids, Sônia Gaban, desde o início da ação, no dia 24 de novembro até essa quinta-feira, foram realizados 606 exames.

“A procura está dentro da nossa expectativa, já que esse é um trabalho de demanda espontânea. As pessoas têm a oportunidade de conhecer sua sorologia, fazer a prevenção e cuidar da saúde”, disse a coordenadora. Só nessa quinta-feira, 128 pessoas procuram o CTA móvel para fazer o teste rápido para diagnóstico HIV.

Ainda de acordo com Sônia, em 2011, a ação em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Aids, priorizou a prevenção contra a doença, por meio dos testes rápidos, orientação, aconselhamento e distribuição de preservativos, focando especialmente a população entre 15 e 24 anos.

Para a estudante Juliana Araújo a oportunidade de conhecer a sorologia é importante. “O quanto antes a pessoa tem o diagnóstico, melhores são as chances de tratamento”.

Já Francisco Camargo, também estudante, destacou que ações como essas também colocam em pauta a prevenção e o preconceito.

Segundo os dados do Serviço de Assistência Especializa (SAE) vinculado ao Serviço Especial de Saúde de Araraquara (SESA), no município já foram notificados, desde 1988, 1.462 casos da doença.


Teste rápido

A Campanha Fique Sabendo segue em Araraquara nesta sexta (2), das 9h às 17h, e sábado (3), das 9h às 13h, no Poupatempo.

A pessoa, antes de realizar o teste rápido, passará pelo pré-aconselhamento para descobrir se vivência ou vivenciou alguma situação de risco que possa levar à exposição ao vírus; em seguida, realizará o teste que traz o resultado em 15 minutos. Com o diagnóstico em mãos receberá o pós-aconselhamento, se o resultado for positivo será encaminhada para o tratamento especializado.