Creas Girassóis inaugura espaço de capacitação profissional

Laboratório de informática conta com dez computadores destinados a proporcionar acesso a cursos profissionalizantes e de preparação para o mercado de trabalho

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
25/03/2025 - 23h01

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Girassóis implantou um novo espaço de capacitação para os jovens atendidos pela unidade. O ambiente conta com dez computadores, lousa e data show destinados a proporcionar acesso a cursos profissionalizantes gratuitos e de preparação para o mercado de trabalho voltados aos adolescentes inseridos no Programa Municipal de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto.

De acordo com chefe da Divisão de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Caetano Gonçalves, o laboratório foi viabilizado por meio de parceria com o Ministério Público do Estado de São Paulo e a Vara da Infância e Juventude de Araraquara, por intermédio do juiz Marcos Aurélio Bortolin e do promotor Rodrigo Cambiaghi Lourenço.

A iniciativa foi pensada para atender diferentes faixas etárias, níveis de escolaridade e estágios de aprendizagem, oferecendo gratuitamente cursos de acesso livre e formação na área de tecnologia em parceria com o Senac.

Os cursos ofertados abordam temas como elaboração de currículo, atendimento ao cliente, educação financeira, fundamentos de TI, segurança no trabalho, boas práticas de segurança na manutenção de sistemas de climatização automotiva, tranças afro, customização de roupas e unhas, fotografia para iniciantes com celular e edição de vídeo pelo celular.

“Além disso, os computadores também serão utilizados para o trabalho individual e socioeducativo, promovendo o desenvolvimento de habilidades essenciais para a inserção no mercado de trabalho. Entre as competências trabalhadas estão gestão de tempo, autoconhecimento, propósito e qualidade de vida, comunicação assertiva e não-violenta, planejamento e organização pessoal no trabalho”, conta Gonçalves.

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo, destaca a importância da iniciativa para a formação profissional e o fortalecimento da autonomia dos participantes. "Esse governo prioriza a participação junto ao Judiciário, visando à construção de novas oportunidades aos munícipes, em especial aos adolescentes que cometeram ato infracional, dando uma oportunidade de novos caminhos. Nossa preocupação partiu do princípio de facilitar a participação dos adolescentes no mesmo âmbito em que são ofertados atendimentos da medida socioeducativa", pontua.

O Creas Girassóis é vinculado à Divisão de Proteção Social Especial da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e atende pessoas que vivenciam situações de violações de direitos e de violências, incluindo adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto.