Iniciativas incluem reforço no atendimento social e defesa de direitos, além de apoio a entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade
Fotógrafo: Arquivo Secom
24/04/2025 - 23h50
Sob o lema "Com ação, respeito e cuidado, Araraquara volta a avançar!", a gestão do prefeito Dr. Lapena completa os primeiros 100 dias de governo com foco na oferta de serviços de qualidade, na responsabilidade fiscal e na transparência, sempre pautada pelo respeito e pela atenção às necessidades da população. Para assegurar uma comunicação clara e acessível, as ações desse período serão apresentadas em etapas, destacando os principais avanços alcançados.
O destaque de hoje está nas iniciativas das secretarias de Desenvolvimento Social e de Direitos Humanos e Cidadania, além do Fundo Social de Solidariedade. A cada edição outras áreas da gestão serão abordadas. Ao final da série, a Secretaria de Comunicação disponibilizará um link com todas as informações consolidadas.
Desenvolvimento Social
Entre as principais ações da Secretaria de Desenvolvimento Social está a ampliação do atendimento nos Cras (Centros de Referência de Assistência Social) com foco no acolhimento humanizado e na escuta ativa das famílias em situação de vulnerabilidade. O Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também teve suas ações fortalecidas, garantindo maior suporte a mulheres vítimas de violência, além de crianças e adolescentes em situação de risco.
A gestão promoveu ainda apoio técnico e financeiro às entidades socioassistenciais do município e lançou um programa de capacitação profissional direcionado às pessoas atendidas pelos serviços da rede. Outra iniciativa importante foi o início do mapeamento para atualização do Cadastro Único, acompanhado de uma busca ativa para alcançar famílias que ainda estão fora dos programas sociais.
A assistência à população vulnerável e em situação de abandono também recebeu atenção especial, consolidando o compromisso da administração com uma cidade mais justa e inclusiva.
Direitos Humanos e Cidadania
O Município também vem fortalecendo suas ações no campo dos direitos humanos. Entre as medidas dos primeiros 100 dias, destacam-se a assinatura do decreto que institui a Agenda Jovem, com ampliação das oportunidades para a juventude local, além do retorno do atendimento “porta a porta” para pessoas com deficiência.
Além disso, o Centro de Referência e Resistência LGBTQIAPN+ realizou no período 335 atendimentos psicológicos.
Também foram promovidas atividades como o Festival de Futsal de Surdos e ações no Dia de Conscientização do Autismo, reforçando o compromisso com a inclusão e a valorização das diferenças.
No enfrentamento às violações de direitos, sete casos de racismo foram atendidos e acompanhados pela Prefeitura, que também realizou ações de acolhimento para mulheres vítimas de violência.
Fundo Social de Solidariedade
No âmbito do Fundo Social de Solidariedade, as ações começaram com visitas às entidades assistenciais cadastradas, para levantar necessidades e estruturar um plano de apoio, que inclui doações, reforço na arrecadação e distribuição de cestas básicas e kits de higiene.
A reativação do banco de roupas e utensílios trouxe alívio para famílias em situação de vulnerabilidade, enquanto a Campanha do Agasalho foi lançada para garantir proteção contra o frio no período de inverno. Além disso, parcerias com empresas e voluntários viabilizaram a retomada de oficinas de geração de renda, como costura, artesanato e culinária, ampliando oportunidades de capacitação e autonomia para a população.