Napeloso anuncia disposição para ser candidato a Prefeito de Araraquara

06/12/2011 - 02h30

O secretário municipal da Agricultura, Ronaldo Napeloso (DEM), vereador em quarto mandato, licenciado da Câmara para atuar no Governo Municipal comentou entre amigos no final de semana, que tem proposta de trabalho para se lançar candidato a Prefeito da cidade de Araraquara.
Uma delas é na área da saúde, setor em que já desenvolve trabalho junto ao governo municipal, para a melhoria da estrutura de saúde básica da cidade, além da constante preocupação e articulação para o provimento de recursos para a Santa Casa, único hospital que atende pacientes do SUS em toda a região e, portanto, recebendo sempre um número muito grande de pessoas, sem, nem sempre, receber os recursos necessários para seu custeio. Napeloso atua junto aos Deputados da cidade para a conquista de recursos financeiros para o serviço.
Uma das propostas de Napeloso para o setor da saúde envolveria o grande número de empresários que tem seus negócios na cidade e na região, chamando-os à responsabilidade de colaborar. “Junto com o Governo Municipal, Estadual e Federal, a iniciativa privada ajudaria a construir uma alavanca regional para melhorar as condições do setor da saúde no município, dando mais dignidade para nossa população. O desenvolvimento humano passa obrigatoriamente por uma boa estrutura de serviços na área da saúde”, declarou.
Napeloso lembrou na conversa já ter sido presidente da Câmara por dois mandatos, e agradeceu o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB) por tê-lo convidado para assumir a Prefeitura por ocasião de uma viagem do chefe do Executivo no final de 2010. “É uma demonstração muito grande de confiança no meu trabalho, que ficou clara também ao me chamar para ocupar a recém criada secretaria da Agricultura, ponto estratégico de seu governo e dos compromissos que assumiu com produtores, principalmente de assentamentos, e com a alimentação escolar e as entidades que atuam no município, atendendo juntas uma parcela muito grande da população”, lembrou Napeloso.
Ele se referia ao sistema de compras diretas da produção da agricultura familiar dos pequenos produtores rurais de Araraquara, principalmente dos assentamentos da Reforma Agrária, conhecido como Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A secretaria conduzida por Napeloso cumpre o papel social a que se propôs adquirindo a produção das cerca de 700 famílias de pequenos agricultores, com a compra de 18 toneladas de alimentos, que são distribuídos para mais de 90 escolas na cidade, entre municipais e estaduais, além de 44 entidades que retiram os alimentos na secretaria. Muitos dos produtos são pré-processados e embalados à vácuo, antes de serem distribuídos.
Além disso, a Secretaria colocou à disposição dos produtores rurais parceiros no programa, o suporte técnico de Agrônomos, para orientar o plantio e a colheita, com sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. “Os Agrônomos vão até o assentamento orientar e esclarecer. Podem plantar que nós vamos comprar”, orienta Napeloso.
Entretanto, Napeloso não deixou claro se seria candidato a Prefeito já nas eleições do ano que vem. O que reafirmou, por diversas vezes, é sua parceria com o atual chefe do Executivo araraquarense e dos projetos que o Prefeito lhe pediu para cuidar. “Melhoramos e eficiência do Restaurante Popular, inclusive com a implantação do suco para as 1.500 pessoas que fazem suas refeições, e vamos construir o segundo Restaurante Popular em Araraquara, na região do 5º e 8º distrito industrial, na região do Jardim Regina e Santa Marta, próximo ao Cecap.
Outra meta é a instalação do Restaurante Bom Prato, que vai oferecer 1.500 refeições a R$ 1,00 para a população. O Decreto já foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin, e a Prefeitura está a procura de prédio para abrigar sua instalação na região central da cidade. “Vamos ter além do almoço, um café da manhã, com leite e pão com manteiga para fortalecer o trabalhador que não tem tempo, ou lhe falta até condições para um café adequado, por apenas 25 centavos. Isso vai ajudá-lo a ter mais saúde”, pondera Napeloso.
No período da tarde, o espaço do restaurante Bom Prato, vai ser utilizado para a qualificação de trabalhadores no segmento da alimentação. “O crescimento dos serviços de alimentação na cidade requer cada vez mais mão de obra. É outro papel social e econômico que a secretaria da Agricultura vai cumprir”, aponta o secretário.
Nesta semana, Ronaldo Napeloso levará novamente ao prefeito Marcelo Barbieri, os estudos e os locais apontados para a instalação do Restaurante Bom Prato na cidade, bem como do projeto da segunda unidade do Restaurante Popular, que já tem terreno escolhido, para que o chefe do Executivo prepare a ordem de serviço e determine o início da implantação de ambos, o que Napeloso espera, seja o mais rápido possível.