Inscrições abertas para oficina de fabricação de tintas naturais no 22º Território da Arte de Araraquara

Oficina com Christophe Spoto ensina fabricação de tintas artesanais e promove acesso ao conhecimento técnico e histórico da pintura

09/05/2025 - 01h30

Como parte da programação do 22º Território da Arte de Araraquara, estão abertas as inscrições para a oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, que será conduzida pelo artista e pesquisador Christophe Spoto. A atividade gratuita acontece no dia 22 de maio (quinta-feira), das 14h às 17h, no Museu Ferroviário Aureliano de Araújo, com 30 vagas disponíveis.

Voltada para pessoas a partir de 12 anos (com ou sem experiência prévia), a oficina propõe uma vivência prática e acessível sobre como produzir tintas artesanais utilizando materiais simples e naturais, como terras, gema de ovo e goma-arábica. A proposta é democratizar o acesso ao conhecimento técnico e histórico da pintura, possibilitando que os participantes fabriquem suas próprias tintas e realizem uma produção artística com os pigmentos criados.

Com base em fundamentos físicos e químicos das técnicas tradicionais, a oficina oferece uma experiência rica tanto para artistas quanto para interessados em conhecer mais sobre a relação entre materiais e expressão artística. Durante a atividade, os alunos terão contato com conceitos sobre pigmentação, textura, luminosidade e conservação — além de explorarem possibilidades contemporâneas de uso dessas tintas em obras autorais.

A oficina será ministrada por Christophe Spoto, artista formado pela Academia de Belas Artes de Carrara, na Itália, com trajetória voltada à pesquisa de técnicas históricas de pintura. Em sua carreira, Spoto já ministrou oficinas na Itália e no Brasil, com destaque para sua atuação no MAC USP e no Memorial da América Latina.

A oficina integra a programação do 22º Território da Arte de Araraquara, realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e pela Fundart, com o apoio cultural do Sesc Araraquara, Senac Araraquara, Hotel Municipal, Velho Armazém e Restaurante do Cidinho. O Museu Ferroviário Aureliano de Araújo está localizado na Rua Antônio Prado, nº 270, no Centro de Araraquara.

SERVIÇO:

22° Território da Arte de Araraquara apresenta: oficina “Fabricação de tintas com materiais naturais e históricos”, com Christophe Spoto (30 vagas)

Local: Museu Ferroviário Aureliano de Araújo (Rua Antônio Prado, 270 - Centro)

Data: 22 de maio (quinta-feira)

Horário: das 14h às 17h

- Inscrições e informações: 22territoriodaarteeducativo@gmail.com

Grátis

Galeria de Fotos