Evento reúne autoridades e comunidade para fortalecer ações contra o racismo e ampliar políticas públicas inclusivas
19/05/2025 - 20h31
Na noite desta sexta-feira (16), o Auditório da Biblioteca Municipal “Mário de Andrade” se tornou palco de um importante marco para os direitos humanos em Araraquara. Com a presença de lideranças políticas, representantes da sociedade civil e membros da comunidade, foi aberta oficialmente a 5ª Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
Mais do que um evento institucional, a conferência representa um chamado coletivo à ação: um espaço de escuta, construção e fortalecimento de políticas públicas voltadas à equidade racial. Em tempos em que a desigualdade ainda impõe barreiras invisíveis – mas profundamente sentidas – a pessoas negras, indígenas e de outras etnias historicamente marginalizadas, a Prefeitura de Araraquara reafirma seu papel como agente de mudança.
A abertura contou com uma simbólica apresentação de berimbau pelo Mestre de Capoeira Monitor Azulão, reforçando a conexão entre cultura, resistência e ancestralidade.
Para a deputada estadual Thainara Faria, o racismo no Brasil continua sendo uma realidade amplamente presente. Para ela, a implementação de políticas públicas de igualdade vai além da busca pela justiça social, pois também representa uma reparação histórica essencial para a população negra.
“É urgente que continuemos a discutir os direitos da população negra. Nós ainda precisamos falar sobre o direito de andar pelas ruas sem ser confundidos com criminosos, sem sermos abordados injustamente pela polícia, ou perseguidos no ambiente de trabalho. Precisamos garantir o acesso à educação e a tantas outras oportunidades essenciais. Por isso, estou aqui hoje, agradeço pela oportunidade de levantar essa voz e poder debater essas questões tão importantes”, disse a deputada
Durante a cerimônia, diversas autoridades usaram a palavra para reforçar a urgência de ações concretas. Em seu pronunciamento de encerramento da abertura, o Prefeito de Araraquara, Dr. Lapena, destacou com firmeza:
“A luta contra o racismo não é uma pauta de nicho, mas um compromisso de humanidade. O futuro que queremos para Araraquara só será possível quando todas as vozes tiverem espaço, dignidade e oportunidade. Esta conferência é um passo nessa direção — de coragem, de verdade e de transformação.”
Entre os presentes à mesa solene estiveram também a deputada estadual Thainara Faria, a secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Jessyca Alencar, o subsecretário de Políticas Étnico-Raciais, Sumbunhe N'fanda, e a presidente do Conselho Municipal de Combate à Discriminação e ao Racismo (COMCEDIR), Luciana Gonçalves, o chefe de Gabinete, Pedro Monteiro, e representando a Câmara Municipal, o vereador Marcelo Gurgel.
A noite prosseguiu com a palestra “Reparação e Justiça Racial, que foi ministrada pelo ex-ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Claudio Silva.
Ao abrir esse espaço plural e democrático, Araraquara reafirma que igualdade racial não se constrói com discursos vazios, mas com políticas efetivas, escuta ativa e o firme propósito de transformar realidades.