Programação natalina no Centro da cidade nesta quarta-feira

07/12/2011 - 03h14

A dica do “Natal Cultural” – programa realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart - para esta quarta-feira (7) à noite, é conferir as apresentações no centro da cidade. 
Às 19 horas, a Banda Marcial Olávio Fellippe – Dragões de Araraquara, do Fundo Social de Solidariedade, realiza apresentação musical em frente à Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa. 
Depois da apresentação da Banda Dragões de Araraquara, às 19h30, os alunos do Curso Técnico em Arte Dramática (Prefeitura/ SENAC), apresentam o Auto de Natal “Memento Mori – A Ciranda Sem fim”, em frente ao Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, ao lado da Prefeitura.
As apresentações são gratuitas. Dragões - Conduzida pelo maestro Paulo Cherem, a Dragões de Araraquara é formada por adolescentes, na faixa etária entre 12 e 18 anos, provenientes de escolas públicas e de famílias de baixa renda. A banda é mantida pelo Fundo Social de Solidariedade de Araraquara em parceria com as secretarias municipais.
Os membros da banda são distribuídos entre instrumentistas e corpo coreográfico. De acordo com o maestro Cherem, mais de 3 mil pessoas já passaram pela banda nestes 16 anos. Os integrantes recebem cesta básica e passe escolar para a participação nas atividades artísticas e culturais que visam o desenvolvimento de suas potencialidades.
Entre os o objetivos da Banda Marcial Olávio Fellippe está proporcionar aos adolescentes uma nova oportunidade de cidadania e crescimento interior, por meio do ensino teórico e prático da música. A ideia é desenvolver habilidades e talentos com a construção de um convívio sócio-educativo, onde os participantes recebam orientações sobre relações humanas e gravidez na adolescência. 
O repertório da banda apresenta composições variadas, indo da música popular brasileira a temas de filmes. Autos – No Auto de Natal “Memento Mori – A Ciranda sem Fim”, os alunos do curso Técnico em Arte Dramática apresentam uma crítica ao consumismo exacerbado e a falsa sensação de solidariedade que se aflora nas festividades natalinas. 
O título é uma referência a expressão em latim “Memento Mori” que significa “lembrem-se que você é mortal”. O auto é uma livre adaptação da peça medieval  “A Dança da Morte”. 
Cenas de reflexão, críticas e cômicas aparecem na encenação quando um grupo de caveiras busca, em diferentes tentativas, arrastar diferentes personagens. 
Este Auto tem direção de Paula Becassi. No elenco estão: Guito Britto, Neila Dória, Carol Fog, Malu Câmara e Paula Becassi.