Presépio de bagaço de cana em exposição na Casa da Cultura

07/12/2011 - 03h22

Um presépio diferente - confeccionado com bagaço de cana - vem chamando a atenção dos visitantes da Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa. 
Confeccionado por moradores de rua da Casa Transitória, o presépio está em uma das salas de exposições da Casa da Cultura e faz parte da programação do "Natal Cultural", organizado pela Secretaria Municipal da Cultura.
O secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, conta que, além do bagaço da cana, também foram utilizados retalhos de tecido, sucata e isopor para a produção do presépio. “Todos os anos montamos um presépio na Casa Transitória, feito com material reciclado”, disse. “O ano passado, o presépio foi construído a partir de cones de linha, tubos de tecidos vazios”.
A ideia de utilizar o bagaço de cana, neste ano, de acordo com o secretário, surgiu por meio da Oficina de Bagaço, ministrada pela professora Vera Lúcia de Mendonça. Os moradores de rua confeccionaram o presépio em aproximadamente dois meses.
A expectativa, com a exposição na Casa da Cultura – localizada no Centro da cidade – é que o presépio possa ser visto a apreciado por um número maior de pessoas. A exposição permanece em cartaz até o dia 30 de dezembro, com entrada gratuita. 
O horário de visitação é de segunda a sexta-feira: das 9 às 22 horas; e aos sábados: das 9 às 13 horas. Vale destacar que a Casa da Cultura terá horário especial do dia 27 de dezembro de 2011 até o Carnaval de 2012 e, assim, passa a atender: de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas; e aos sábados, das 9 às 13 horas.
Curiosidade - O presépio é uma das mais antigas formas de caracterização do Natal. A palavra “presépio” significa, em hebraico, "a manjedoura dos animais", mas o termo é usado freqüentemente para indicar o próprio estábulo ou a designação dada à representação artística do nascimento do Menino Jesus num estábulo. 
São Francisco de Assis, em 1223, foi o primeiro a usar a manjedoura com figuras esculpidas formando um presépio, na cidade italiana de Greccio. São Francisco de Assis quis celebrar o Natal de um modo o mais realista possível e, com a permissão do Papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, da Virgem Maria e de José, juntamente com um boi e um jumento vivos e vários outros animais. Neste cenário, foi celebrada a Missa de Natal. Visitas de escolas e grupos às exposições devem ser agendadas antecipadamente pelo telefone: 3333-1159

SERVIÇO:

Exposição Presépio da Casa Transitória
Local: Casa da Cultura Luiz Antônio Martinez Corrêa (Rua São Bento, 909 – Centro)
Período: até 30 de dezembro
O horário de visitação: segunda a sexta-feira: das 9 às 22 horas; e aos sábados: das 9 às 13 horas

Entrada gratuita