Comad entrega certificados a 250 pessoas que participaram de curso de agentes multiplicadores

Durante o evento, Delegado do Denarc falou sobre nova e devastadora droga que surgiu na Rússia

07/12/2011 - 03h32

O Conselho Municipal Anti Drogas de Araraquara (COMAD) entregou nesta terça-feira, os certificados para 250 pessoas que participaram da 1ª Edição do Curso de Capacitação de Agentes Multiplicadores na Prevenção ao Uso Nocivo de Drogas, ministrado pelo Departamento de Investigações Sobre Narcóticos (DENARC), realizado de 7 a 11 de novembro no auditório da UNIP de Araraquara.
Participaram do curso, integrantes de serviços municipais nas áreas da saúde, educação, esportes, segurança e assistência social, além de representantes da Polícia Militar, entidades assistenciais, filantrópicas, comunidades terapêuticas e de apoio, líderes comunitários e religiosos, conselheiros tutelares, pais e a sociedade civil em geral. O vereador Elias Chediek (PMDB) representou a Câmara Municipal na solenidade. A vereadora Márcia Lia (PT) também esteve no evento.
O curso reuniu palestrantes e conferencistas que atuam diretamente na repressão e prevenção ao uso de drogas e recuperação da pessoa dependente, como delegados, assistentes sociais e psicólogos.  O DENARC ministrou cerca de 50 cursos como este durante o ano em todo o interior paulista. Para 2012, outros 28 já estão programados, por enquanto.
Dr. Reinaldo Corrêa, Delegado do DENARC, comentou o relatório divulgado na semana passada pelo Ministério da Saúde, apontando que somente no ano passado, 39 mil novos casos de contaminação pelo vírus HIV foram registrados entre jovens e adolescentes, que contraíram a doença após o uso de drogas lícitas, como bebidas alcoólicas, e ilícitas, como maconha, crack, cocaína e outras, e depois tiveram relação sexual sem proteção. No mesmo relatório há o registro de 12 mil mortes por consequência do uso abusivo de álcool, somente entre os jovens.

Krokodil

Mas, a informação que chocou a todos é o surgimento de uma nova e devastadora droga, pouco tempo depois do registro das primeiras apreensões de oxi, droga mais potente que o crack. O krokodil, ou “crocodilo” em português, é uma mistura feita com um derivado de ópio, a codeína, e uma série de químicos como gasolina, solvente de tinta, ácido clorídrico, iodo e fósforo vermelho. 
A combinação ganhou esse nome porque a região da pele em que o krokodil é injetado fica esverdeada e com uma textura escamosa. Com o tempo, as veias se rompem, os tecidos morrem e se soltam do corpo. O que se vê são viciados com a carne do corpo apodrecendo, corroídos pela acidez da droga, chegando a ficar com ossos expostos. Ela mata em cerca de um ano de consumo. “Isso é muito mais devastador do que qualquer outra droga anterior. Ela surgiu na Rússia e já se dissemina pela Europa. É apavorante pensar que corre o risco de chegar por aqui, como já aconteceu com o “oxi”, droga também recente e muito destruidora. Isso é veneno na veia”, declarou o Delegado do DENARC.
De outra parte, o Delegado parabenizou os componentes do COMAD, relatando que em todos os eventos realizados na capital durante o ano, o presidente Márcio Servino esteve presente. “Percebo forte interesse deste grupo de pessoas, no conselho e em todos estes 250 que fizeram o curso de agentes multiplicadores, em aprender e melhorar a sociedade em que vivemos”, disse.
Márcio Servino relatou em sua fala, que mesmo com boa parte dos participantes do curso já tendo experiência de atuação com o segmento, algo de novo foi aprendido. “A experiência dos palestrantes e o conhecimento prático que compartilharam conosco, deixaram este grupo de pessoas com melhor formação para combater o mau das drogas”.
Representando a Câmara Municipal, o vereador Elias Chediek disse que a sociedade precisa ter limites. “Porque o ser humano vai às drogas? Porque falta educação, falta Deus. Os governos precisam investir cada vez mais em educação das crianças e na formação de agentes que lidem com o combate ao consumo e a recuperação dos dependentes”, propôs.
O Secretário Municipal de Segurança Pública, Dr. Eli Schiavi, representando o prefeito Marcelo Barbieri na solenidade parabenizou os agentes multiplicadores formados pela capacitação, e falou da colocação em prática do objetivo do curso. “Se cada um levar a informação para parentes, amigos e outras pessoas, teremos uma grande rede trabalhando pelo próximo”.
A Câmara Municipal produziu um vídeo de quatro minutos com o resumo dos cinco dias de curso. É a segunda oportunidade em que o Setor de Som e Imagem do Legislativo colabora com o trabalho do conselho. Na primeira vez foi produzido um documentário com as palestras e entrevistas feitas durante o Seminário de Enfrentamento ao crack e demais drogas, etapa de Araraquara e região. O trabalho foi apresentado durante o Seminário Estadual realizado na capital, e foi assistido na íntegra pelo governador Geraldo Alckmin, que presidiu a solenidade de abertura.
Na internet há vídeos com reportagens feitas na Rússia mostrando as consequências do consumo do krokodil. As imagens são fortes e chocantes. Basta procurar por krokodil drug, ou apenas krokodil, em depósitos de vídeo, como o Youtube.