Reunião no Senai detalha projeto do curso de serralheiro

Parcerias permitirão formar novos jovens profissionais em Araraquara

07/12/2011 - 03h35

Na manhã da segunda-feira (5), o prefeito Marcelo Barbieri participou, no Senai, da reunião de apresentação do projeto do curso de serralheiro previsto para ter início em fevereiro de 2012, em Araraquara, para jovens em situação de vulnerabilidade social. A escola está sendo montada e equipada próximo ao Shopping Jaraguá, em prédio cedido pela Secretaria Nacional de Polícias Sobre Drogas – Senad.
Na abertura da solenidade, que também reuniu representantes de empresas, do Instituto Gerdau, Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Fundo Social de Solidariedade e Comitê Ação da Cidadania, o prefeito Marcelo ressaltou a parceria com o Senai, que já possibilitou, nos últimos três anos, a qualificação profissional de centenas de pessoas no município. 
Segundo Marcelo, existem demandas para o mercado de trabalho de serralheiros em Araraquara e os futuros profissionais serão recrutados para o curso por meio dos CRAS (Centros de Referência da Assistência Social). “Este curso terá um alto padrão de qualidade e servirá de modelo”, acrescentou. 
Além do Instituto Gerdau, o prefeito destacou o patrocínio da Iesa, Citrotec e Usina Santa Cruz para este novo curso do Senai, e a colaboração de outras empresas, como Hora Park, Oxi-Maq e Marcelo Eiras. Serão selecionados alunos entre 17 e 18 anos, que tenham, no mínimo, o ensino fundamental como base. 
Ao apresentar detalhes do projeto, o coordenador de Atividades Técnicas do Senai Araraquara, Nilton Roberto Bigotte, confirmou que serão oferecidas 32 vagas, com duas turmas de 16 alunos cada, nos turnos de manhã e tarde. A carga total do curso, que terá um ano de duração, será de 800 horas, e, após a conclusão, o formando será absorvido por empresas da cidade. 

Capacitação

O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, também ressaltou a parceria Senai-Prefeitura, que oferece diversos cursos de capacitação, como o projeto Canteiro Escola, voltado para a construção civil, e os do Espaço Kaparaó, direcionados às áreas de gastronomia e outros setores que demandam mão de obra qualificada. 
Também participaram da reunião o diretor do Senai Araraquara, Paulo Sérgio Sassi; os representantes da Gerdau, Ed Carlos Rocha Correa e Wilson Issao Kurossawa; o agente de Treinamento do Senai, José Antonio Espelho; além de representantes de diversas empresas e do governo municipal. 
Para a presidente do Fundo Social, Zi Barbieri, o projeto permitirá o crescimento pessoal e profissional dos jovens participantes. “O aluno irá adquirir conhecimento técnico e qualificação profissional que possibilitarão a inserção no mercado de trabalho e servirão de estímulo para o empreendedorismo”, resume.
Segundo Ed Carlos Correa, representante do Instituto Gerdau, o projeto do curso de serralheiro de Araraquara contempla os três pilares - o econômico, o social e o ambiental - que hoje dão sustentabilidade a uma empresa.