Encontro debaterá os 20 anos do Sistema Único de Assistência Social e os desafios do setor
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
02/07/2025 - 19h49
A Prefeitura de Araraquara realiza nesta sexta-feira (4) a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social, um dos principais espaços de debate e participação popular sobre as políticas públicas do setor. O evento será realizado das 8h às 17h, no Sesc Araraquara, localizado na Rua Castro Alves, nº 1.315, no bairro Quitandinha.
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência marca as duas décadas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e promove um momento de reflexão sobre os avanços, desafios e o futuro da política de assistência social no município.
Organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, a conferência é aberta à participação da população, profissionais da área, representantes de entidades e demais interessados. O evento terá limite de 200 vagas, com credenciamento online já disponível.
“Durante a conferência, serão debatidos temas fundamentais para o fortalecimento da assistência social em Araraquara e no Brasil. Entre os objetivos do encontro estão a avaliação da Política Nacional de Assistência Social, com a análise do que foi efetivado, dos desafios enfrentados e dos resultados alcançados nos 20 anos do SUAS, além da proposição de diretrizes para o aprimoramento do sistema, com novas estratégias e ações que garantam a efetividade da proteção social e a defesa dos direitos socioassistenciais”, explica a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo.
Também será o momento de discutir a construção do SUAS, a partir de reflexão sobre os avanços e retrocessos, com a busca de soluções para os desafios identificados.
A conferência visa ainda fortalecer a proteção social, de forma a garantir o acesso universal aos serviços com equidade e respeito à diversidade; promover a resistência e a defesa dos direitos, por meio do combate a práticas estigmatizantes, racistas e moralizantes, a fim de assegurar que a assistência social seja, de fato, um espaço de acolhimento e fortalecimento de vínculos; e universalizar o acesso aos serviços, para possibilitar que todos possam usufruir dos benefícios da assistência social, sem distinção.
“Outro ponto importante do encontro será o debate sobre o aperfeiçoamento da gestão do SUAS e a valorização dos profissionais que atuam na área”, reforça Meire.
Credenciamento antecipado
Para garantir a participação e evitar filas no dia do evento, os interessados podem realizar o credenciamento online, que já está disponível no link https://forms.gle/RHJ5ZrkVnkFDKCDe8.
O prazo para inscrição antecipada vai até as 12h do dia 3 de julho.