Casa da Gestante, Bebê e Puérpera é lugar de acolhimento e cuidados na FunGota

Atendimento humanizado e especializado garante atenção integral às gestantes, puérperas e recém nascidos em permanência no local

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
03/07/2025 - 20h31

A Maternidade Gota de Leite é referência em Araraquara e para os municípios da região central do Estado, conhecida pelo atendimento acolhedor e humanizado. Para além do acompanhamento da gestação, parto, nascimento e puerpério, a maternidade dispõe também de um serviço especial, mas que nem todos conhecem: a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera. O local tem como objetivo ampliar o acesso à assistência obstétrica e neonatal, e atende gestantes, puérperas e recém-nascidos de risco que precisam de atenção diária em serviço de saúde, mas que não exigem a vigilância constante do ambiente hospitalar. São 15 leitos em que as pacientes podem se sentir em casa, com a comodidade e o conforto dos quartos, banheiros, sala com TV, copa e refeições. O serviço exige algumas regras na ambiência, que são orientadas no momento da admissão. O acompanhamento realizado pela equipe profissional acolhe, orienta e cuida, sempre de prontidão para agir em qualquer tipo de intercorrência.

A Casa funciona no antigo prédio da maternidade, situado ao lado das instalações atuais, e oferece um ambiente tranquilo e acolhedor para as gestantes, puérperas e recém-nascidos que, seja por motivos médicos ou pela distância do local de residência, não podem retornar ao domicílio no momento da pré-alta. As puérperas cujos bebês precisam ficar internados na Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal, por exemplo, recebem também informação, orientação e treinamento em cuidados especiais com o bebê. Além de facilitar o contato mais próximo com o recém-nascido, a estadia também aumenta as chances de sucesso na amamentação.

A atenção e o cuidado humanizado oferecidos na Casa notoriamente contribuem para a redução da mortalidade materna e neonatal, racionalizando a utilização de leitos de alto risco nas maternidades. Também garantem a integralidade da assistência, fortalecendo a manutenção da autonomia da mulher.

O funcionamento da Casa de Gestante, Bebê e Puérpera respeita os valores culturais das usuárias, seu familiares e visitantes, proporcionando um ambiente que concilia as diferenças culturais.