Prática teatral colabora com inclusão de jovens com síndrome de Down

Fotógrafo: João Pires/LBF
08/12/2011 - 02h45

O Grupo de Jovens Só Down de Araraquara se reúne todas as semanas na Assessoria Especial de Políticas para Pessoas com Deficiências, órgão da Prefeitura, para a prática de exercícios e jogos teatrais.
Sob o orientação da professora da Ufscar, Márcia Duarte, os jovens interagem e fortalecem o convívio social. “As aulas propiciam aos alunos um contato inicial com o fazer teatral, estimulando o autoconhecimento, socialização, memorização, coordenação, expressão, criatividade, aprimoramento de vocabulário e cultura geral”, explica.
Para a assessora especial de Políticas para Pessoas com Deficiências, Elisa Rodrigues, o Grupo de Jovens Só Down desempenha um papel importante para a inclusão. “As apresentações teatrais auxiliam a inclusão na sociedade ao destacar o talento desses jovens, quebrando barreiras e preconceitos”.

Virada Inclusiva 

O Grupo de Jovens Só Down também realizou no domingo (4) uma caminhada com pais, professores e amigos no Parque Infantil. A ação integrou a programação da 2ª Virada Inclusiva, organizada pelo Governo do Estado, com o objetivo de marcar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (3 de novembro) e discutir com a sociedade a importância da inclusão.