FliSolzinha destaca ”Chupim”, livro infantil de Itamar Vieira Junior

Atividade no Sesc Araraquara é destinada às crianças do 2º ano da rede pública municipal

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
05/08/2025 - 23h29

Nesta quinta-feira (07) a FliSol – Festa Literária da Morada do Sol inicia as apresentações das mediações literárias interpretativas do livro “Chupim”, do autor homenageado desta 4° edição do evento, Itamar Vieira Junior. As apresentações acontecem no Teatro do Sesc, às 8h e também 14h, proporcionando às crianças um encontro poético com a literatura, a música e o imaginário.

Como parte da programação educativa da FliSolzinha e em homenagem ao homenageado, a FliSolzinha apresenta a mediação interpretativa desta obra infantil, especialmente dedicada às crianças do 2º ano da rede pública municipal, com entrada gratuita.

Participam alunos e professores das seguintes escolas: EMEF Altamira Amorim Mantese, EMEF Rafael de Medina, EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá, EMEF Herminio Pagotto, EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza, EMEF Henrique Scabello e EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes.

A leitura dramatizada ganha vida nas vozes e nos corpos das atrizes Larissa Mariano e Eduarda Laurindo, e se enriquece com a trilha sonora tocada ao vivo na sanfona por Rodrigo Risso. Juntos, os artistas transformam a história do pequeno Chupin - um pássaro em busca de pertencimento - em uma experiência sensível, divertida e cheia de encantamento.

Primeiro livro para as infâncias de Itamar Vieira Junior, em coautoria com a artista plástica Manuela Navas, "Chupim" apresenta uma prosa marcada pelo lirismo e pela crítica social, ambientado no mesmo universo que consagrou "Torto Arado" como um dos grandes romances da atual literatura brasileira. Entre realidade e sonho, Itamar sobrevoa a vida do trabalho no campo, contrapondo as perspectivas infantil e adulta sobre o mesmo universo. Assim, a história retrata o trabalho no campo e as desigualdades sociais e traduz o universo do campo brasileiro.

“Chupim” ganhou o Prêmio The BRAW Amazing Bookshelf – Bologna Raggazzi Award (2025) e também se encontra entre os 30 melhores livros infantis de 2024 da Revista Crescer.

Vale destacar que a atividade da FliSolzinha receberá uma nova turma de alunos também no dia 21 de agosto, nos mesmos horários (8h e 14h). Participarão: EMEF Eugênio Trovatti, EMEF CAIC Rubens Cruz, EMEF CAIC Ricardo C. C. Monteiro, EMEF José Roberto de Pádua Camargo, EMEF Maria de Lourdes S. Prado e EMEF Olga Ferreira Campos.

Realizada pelo Instituto Colibri, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e da Fundart, com patrocínio do Sicoob, a FliSol 2025 acontecerá entre os dias 5 e 9 de novembro, com programação no Teatro Municipal. Ao longo do ano, ações educativas da FliSolzinha e do Educativo FliSol dão sequência à proposta do festival: ampliar o acesso à literatura e promover o pensamento crítico entre diferentes públicos. Com parceiros e apoiadores como Sesc, Senac, Unesp, Uniara, SESI, IFSP, EPTV, EP FM, Academia Araraquarense de Letras, Casa do Saci e Hotel Municipal, a FliSol reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista.

O Sesc Araraquara está localizado na Rua Castro Alves, 1315, no bairro Quitandinha.

Galeria de Fotos