Escola Municipal de Dança conquista prêmio nacional em projeto de educação viária

Fotógrafo: João Pires/LBF
08/12/2011 - 02h49

A Escola Municipal de Dança “Iracema Nogueira”, da Prefeitura de Araraquara mantida por meio do Programa de Educação Complementar (PEC) da Secretaria Municipal da Educação, conquistou o primeiro lugar do País com o projeto de educação viária “Gentileza gera Gentileza: para que a ética circule entre nós”, da Fundação Mapfre.
O anúncio foi feito depois da apresentação dos seis projetos finalistas, na sede da Fundação em São Paulo, nesta quarta-feira (7). A segunda colocada foi a cidade de São Luis (MA) com o projeto “Circulando em Harmonia”, e na terceira posição ficou o Município de Pato Branco (PR) com o “Circulando pela Escola”.
“Estamos felizes e orgulhosos porque é o resultado do envolvimento de toda a comunidade escolar, que se dedicou em dar o melhor de si para a implantação de um projeto educativo, que leva a criança a refletir sobre a situação atual do trânsito e retransmitir este conhecimento para dentro de casa. Este é o papel da escola de educação complementar: contribuir para a formação do cidadão para o futuro”, destacou o secretário municipal de Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino).
“O PEC tem recebido muitos investimentos do prefeito Marcelo Barbieri e prêmios como este nos dão a certeza de estarmos no caminho certo para uma educação completa, que vem se reafirmando no cenário nacional como referência de qualidade”, comemorou Nino. 
Para o professor da EMD que conduziu o projeto, Carlos Fonseca, a participação no Programa foi muito produtiva. “valeu muito a pena porque mostrou que foi uma boa escolha quando optamos pelo trabalho coletivo entre profissionais da educação e alunos”, falou Carlos.
“Este prêmio é mais que uma conquista, pois representa hoje uma escola municipal de dança mais madura, com o projeto pedagógico mais claro e, por isso, conseguimos fazer um bom caminho da teoria para a prática”, destaca o professor. 
Para a coordenadora do Programa Educação Viária é Vital (EVV), Renata Pappalardo, “quando há o desejo das autoridades e o envolvimento da comunidade por meio de ações educativas, principalmente nas escolas, nós alcançamos resultados reais”, disse. 
O Programa Educação Viária é Vital, desenvolvido para professores e alunos do ensino fundamental e médio, é um conjunto de propostas de atividades integradas às aulas que envolve a comunidade escolar em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação viária das comunidades próximas à escola, levando-os a implementar ações que visem melhorias no trânsito.
Além do secretário Nino e do professor Carlos, receberam o prêmio a gerente do PEC Silvia Brunetti e a gestora da Escola Municipal de Dança, Vivian Ibelli Tavares.