Com 21 integrantes, a OJA apresenta o concerto “Notas que Contam” às 19h; ingressos gratuitos serão distribuídos uma hora antes do início
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
05/08/2025 - 23h40
A Orquestra Jovem de Araraquara é destaque na programação comemorativa dos 208 anos da cidade, nesta quinta-feira, 07 de agosto. Com entrada gratuita e realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, o concerto terá início às 19 horas no Palacete das Rosas “Paulo A.C. Silva”, com retirada de ingressos uma hora antes da apresentação.
A Orquestra Jovem de Araraquara, projeto da Associação Cultural Promoart, apresenta o concerto “Notas que Contam” e realiza uma experiência emocionante, unindo música, histórias de vida e a riqueza simbólica de um dos espaços mais importantes do patrimônio cultural da cidade.
“Ao se apresentar no Palacete das Rosas — que neste ano celebra seu centenário — a Orquestra Jovem de Araraquara não apenas valoriza a beleza da música orquestral, como também reafirma a importância dos bens públicos como espaços vivos de encontro, criação e transformação. Mais do que uma apresentação, este momento simboliza a união entre o passado e o futuro: um patrimônio centenário acolhendo uma geração que faz da música o seu caminho de expressão. A Orquestra Jovem de Araraquara é, sem dúvida, motivo de orgulho para toda a cidade”, aponta a secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade.
A orquestra é resultado de um projeto sociocultural que oferece formação musical gratuita a crianças, adolescentes e jovens, por meio de aulas de instrumentos de cordas — como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico — e também violão. As atividades acontecem no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo – Campus Araraquara, fortalecendo a conexão entre arte, educação pública e inclusão social.
"Notas que Contam" vai além da música. É um concerto que dá voz às trajetórias dos integrantes da orquestra, sob a regência de Eduardo Felipe de Oliveira. Durante a apresentação, o público conhecerá histórias reais de superação e transformação, como a do violista Luiz Felipe, que iniciou sua formação dentro do projeto e hoje atua profissionalmente na Europa. Ele retorna como solista convidado, simbolizando tudo o que o projeto representa: acesso à arte como ferramenta para mudar realidades.
Além de Luiz Felipe, outros 21 componentes participantes do concerto no Palacete das Rosas. O grupo de “Violino 1” é formado por: Eduardo Felipe, Ariel Alves, Marcela Romeiro, Rafael Roque, Rosi Haddad e Miguel Capocecera; no grupo “Violino 2” participam: Ronei Alves, Gabriel Henrique, Guilherme Souza, Wandeir Moreira, Lucas Colucci, e Mateus Scontri; no grupo “Viola” estão: Lucas Chagas, André Ferreira, Cristiano Landinho e Giancarlo Reis; e no “Violoncello”: João Luiz, Carol Talge, Filipe Boni, Matheus Santos e Lorena Almeida.
O programa inclui peças do período barroco, solos de violino e viola, além de momentos de conversa e partilha com o público. A atmosfera intimista do Palacete favorece uma escuta sensível, criando conexões profundas entre os músicos, o espaço e o público.
Mais do que formar músicos, a Orquestra Jovem de Araraquara acredita no poder transformador da arte. O projeto promove o desenvolvimento artístico, técnico e humano dos participantes, além de proporcionar vivências coletivas por meio de ensaios, cameratas e concertos abertos à comunidade.
“Apresentar-se no Palacete das Rosas é sempre uma honra para o grupo. O espaço histórico carrega uma memória afetiva importante para a cidade e valoriza a trajetória dos jovens músicos, muitos dos quais têm aqui sua primeira oportunidade de se apresentar em um ambiente com tamanha relevância cultural e arquitetônica”, aponta o coordenador da OJA, Marcelo Antônio Fernandes.
“Notas que Contam” é uma celebração da música, da memória e da esperança. Um concerto para ouvir com atenção — e sentir com o coração.
OJA - O projeto sociocultural Orquestra Jovem de Araraquara consiste no desenvolvimento e aprimoramento técnico de jovens instrumentistas, através de aulas gratuitas para a formação de uma camerata e uma orquestra de cordas em torno de 100 pessoas, são beneficiados com aulas de violino, viola erudita, violoncelo, contrabaixo acústico, musicalização é violão.
Todas as atividades — aulas, ensaios e apresentações — são gratuitas e acessíveis aos mais diversos públicos, garantindo a democratização do acesso à cultura na cidade e região.
A Orquestra Jovem de Araraquara conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, e parcerias fundamentais com a empresa JBT, o Instituto Federal de Araraquara, entre outras instituições comprometidas com o desenvolvimento cultural e educacional da cidade.
O Palacete das Rosas está localizado na Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara.
SERVIÇO:
Concerto “Notas que Contam”, com Orquestra Jovem de Araraquara
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
Data: quinta-feira (07 de agosto)
Horário: 19 horas
Grátis - retirada de ingresso com 1h de antecedência