Seresta "Cidade EnCanto" acontece no dia 21 de agosto, às 19 horas, com música, poesia e memória
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
06/08/2025 - 20h27
Na véspera do aniversário de 208 anos de Araraquara, dia 21 de agosto, a população e amigos da cidade ganham de presente o retorno de uma das suas mais queridas tradições culturais: a Seresta de Aniversário volta a ocupar a Praça Pedro de Toledo, no centro histórico da cidade. As apresentações celebram os talentos locais e a força da música e da poesia brasileira a partir das 19 horas, com entrada gratuita.
A Seresta chega com novo nome, dando ainda mais sentido à comemoração: “Cidade EnCanto”, já que encanta, emociona e canta a história da Morada do Sol, com músicas e poesias que entram pelos ouvidos e chegam ao coração, costurando lembranças e memórias dessa cidade que reconhece e celebra sua própria existência.
Realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e a Fundart e com o apoio do Boteco Pé na Cova, a Seresta reforça o papel dos espaços públicos como ponto de encontro, cultura e pertencimento.
“Celebraremos a história, a cultura e os encontros que essa nossa cidade inspira. O retorno ao coreto não é apenas um gesto simbólico, mas um reconhecimento da importância dos espaços públicos como palcos vivos da nossa identidade cultural”, destaca a secretária municipal de Cultura, Euzânia Andrade.
Assim, “EnCanto” é quando a cidade canta, encanta e se encontra, nessa noite de festa, memória e poesia no coração de Araraquara.
Confira as atrações da Seresta “Cidade EnCanto”:
Pedro Luiz Freitas Quarteto
Com um repertório que presta homenagem aos grandes mestres do choro, como Pixinguinha e Jacob do Bandolim, o quarteto formado por Pedro Luiz Freitas (bandolim), Junior Barros (cavaquinho), Rodrigo Pereira (violão) e Henrique Brandão (percussão) mistura tradição e originalidade em releituras de clássicos do choro e, assim, o repertório conta um pouco da história dos compositores do choro, suas características musicais e sua contribuição para a música. As composições autorais do grupo também ganham espaço, revelando o choro como um gênero vivo e em constante transformação.
André Peres e Lu Mani
Xote, xaxado, baião e forró embalam o show “Canções Nordestinas” com André Peres (voz e violão), Lu Mani (voz) e César Marélo (percussão). Dançante e cheio de energia, a apresentação revisita clássicos do Nordeste brasileiro, convidando o público a celebrar a pluralidade e a alegria dos ritmos que embalam o país de ponta a ponta. Um espetáculo que é, ao mesmo tempo, celebração e resistência cultural e que combina entretenimento com música de boa qualidade, reforçando a música como elemento central na formação de identidades coletivas e individuais.
Conversa de Botequim
Comemorando 18 anos de trajetória, o grupo Conversa de Botequim reúne músicos e pesquisadores de Araraquara e São Carlos em uma roda de samba que é aula e festa. O repertório atravessa décadas da música popular brasileira, de Noel Rosa a Zeca Pagodinho, com arranjos que respeitam a linguagem do samba e sua riqueza histórica, sendo contextualizadas com histórias, compositores, intérpretes, períodos e gêneros musicais. Na formação estão: Gustavo Rodrigues (pandeiro e voz), Rodrigo Pereira (violão de 7 cordas), Eduardo Nascimento (bandolim, cavaco e arranjos) e Rickinho Fidélis (percussão geral e vocal).
Oficinas Culturais - Intervenção poética
Alunas e alunos das Oficinas Culturais apresentam textos autorais e de autoras locais, com dramaturgia assinada por Patrícia Assunção e figurinos concebidos por Muca Rangel, ambas educadoras do programa. A intervenção traz para o espaço público a poesia que nasce do cotidiano, dos olhares e dos gestos da cidade, revelando a Araraquara que vive nas palavras e nas pequenas cenas de cada dia.
SERVIÇO:
Seresta "Cidade EnCanto" – aniversário de 208 anos de Araraquara
Local: Praça Pedro de Toledo (Av. Portugal, entre as ruas Carlos Gomes e Itália / ruas 6 e 7 – Centro)
Data: quinta-feira (21 de agosto)
Horário: 19h
Programação:
- Atrações musicais: Pedro Luiz Freitas Quarteto, André Peres e Lú Mani E Conversa de Botequim
- Intervenção poética com as Oficinas Culturais
Programação gratuita