Atividade tem foco nos ritmos tradicionais, como Samba de Cabula, Congo de Ouro e Barravento - acompanhados de cantos tradicionais da umbanda
Fotógrafo: Divulgação
12/08/2025 - 19h31
A programação do Encontro de Tambores Ecos de Ngoma, no sábado (16), tem início às 9h com a Oficina de “Toques e Pontos Tradicionais de Umbanda”, no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (sede da Secretaria Municipal de Cultura, localizada ao lado da Prefeitura de Araraquara), com Carlos Eduardo e Tainá Oliveira, integrantes do Grupo Alguidar. As inscrições serão feitas no Palacete, no início do evento.
O Palacete das Rosas recebe ogans, babalorixás, ialorixás e mestres da música que têm sua trajetória nas culturas de matriz africana para compartilharem seus saberes ancestrais.
Neste ano, Tainá Oliveira e Carlos Eduardo, ogans do Terreiro Índio Pedra Preta, vão trabalhar ritmos tradicionais como Samba de Cabula, Congo de Ouro e Barravento acompanhados de cantos tradicionais da umbanda.
A oficina é aberta a todos os interessados, com ou sem experiência no atabaque, sendo as inscrições feitas no local e horário da oficina.
Vale destacar que também no sábado, será realizada, na frente do Palacete, das 10h às 13h, a “Feira Axé das Artes”, voltada para empreendedores, artistas e artesãos que produzem ou comercializam sua arte inspirada ou diretamente relacionada às culturas de matriz africana (no domingo a feira estará na Casa SP Afro, das 10h às 13 horas).
A programação do Encontro, na noite do sábado, às 20h, conta ainda com o “Olubajé”, do Babalorixá Izaías de Obaluaye. A atividade acontece na Rodovia Engenheiro Thalles de Lorena Peixoto júnior Km 264 (Ribeirão Preto-São Carlos), no condomínio Aporá de São Fernando (travessa 8, chácara 30). O evento é aberto a adeptos e simpatizantes das religiões de matriz africana.
No domingo, último dia do Encontro, a Casa SP Afro recebe, além da “Feira Axé das Artes”, a “Saudação aos Orixás”, uma confraternização de lideranças religiosas e filhos de fé de religiões de matriz africana.
Por fim, a partir das 15 horas, na Convivência do Sesc Araraquara, será realizado o encerramento do Encontro de Tambores com: a vivência musical “Batuque de Umbigada” (15h) e o show musical com “Gabi do Canto” (16h). Não é necessária a retirada de ingressos.
A programação gratuita do Encontro é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, com apoio da Subsecretaria de Políticas Étnico-Raciais, da Secretaria Municipal da Educação e do Sesc Araraquara. O Palacete das Rosas está localizado na Rua São Bento, 794, no Centro de Araraquara.
SERVIÇO:
IV Encontro de Tambores Ecos de Ngoma
• Sábado (16 de agosto):
9h: Oficina de Toques e Pontos de Umbanda, com Carlos Eduardo e Tainá Oliveira (inscrições na hora, no local)
10h às 13h: Feira “Axé das Artes” - feira de produtos das culturas de matriz afro-indígena
Local: Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
Entrada gratuita