Emenda de Edinho libera R$ 75 mil para a Apae de Araraquara

Entidade vai adquirir uma van para levar alunos a eventos culturais e esportivos

Fotógrafo: João Pires/LBF
09/12/2011 - 03h40

O deputado estadual e presidente do PT do estado de São Paulo, Edinho Silva, liberou junto ao governo de São Paulo, verba de R$ 75 mil para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Araraquara (Apae). O recurso, previsto em emenda ao orçamento do estado, apresentada pelo parlamentar, será utilizado para a aquisição de uma van destinada ao transporte de alunos da instituição.

A Apae de Araraquara abriga 330 alunos de diferentes idades, desde bebês até idosos com necessidades especiais. A instituição oferece assistência nas áreas de fisioterapia, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia e médica neurológica, entre outras.

A entidade também conta com centro de convivência e espaços para atividades lúdicas e esportivas, incluindo jogos de xadrez, dama, capoeira, futebol, basquete, tênis de mesa e natação, entre outros. Os alunos participam da banda de música e do coral mantidos pela instituição.

“Tudo é desenvolvido de acordo com a idade, o interesse e a capacidade de cada aluno”, disse a diretora administrativa Márcia Martins Fioranelli. Segundo ela, o veículo a ser comprado com o recurso liberado pela emenda do deputado Edinho será utilizado no transporte dos alunos para a participação em eventos culturais e esportivos. “Isso vai facilitar muito a participação da entidade nesses eventos”, afirmou.

Edinho acompanha de perto as atividades da Apae e sabe das dificuldades da instituição para prestar o serviço de qualidade aos alunos, a maioria oriunda de famílias sem recursos para buscar assistência em instituições particulares. “Saber que o veículo vai possibilitar que eles participem mais de atividades culturais e esportivas é extremamente animador”, afirmou.

Para o deputado, a APAE cumpre papel fundamental na sociedade, já que garante cidadania e melhores condições de vida às pessoas com deficiência. “A APAE, através do seu belíssimo trabalho educacional e de formação, tem garantido os direitos das pessoas com necessidades especiais. É, certamente, um instrumento para a construção da cidadania, de uma sociedade mais igualitária”, disse o deputado.

Recentemente, Edinho esteve na 25ª edição da Feira da Bondade da Apae. Cerca de 10 mil pessoas passaram pelo local e a renda arrecadada será destinada para desenvolvimento dos programas educacionais realizados pela entidade. Na ocasião, Edinho foi recebido pela presidente da entidade, Djanira Matiolli de Oliveira e pelo presidente da Feira da Bondade, Pedro Paulo Ferrenha, mais conhecido como Nenê.