Informações sobre dispositivo que liga o Santana ao Jardim Universal e ao Parque das Laranjeiras foram solicitadas pela vereadora Fabi Virgílio (PT)
Fotógrafo: Divulgação
28/08/2025 - 21h14
No final de julho, a vereadora Fabi Virgílio (PT) encaminhou um Requerimento à Prefeitura pedindo informações sobre a ponte de acesso que liga a Avenida Bandeirantes, no Santana, ao Jardim Universal e ao Parque das Laranjeiras, assim como informações relacionadas ao novo empreendimento imobiliário em área próxima.
No documento, a parlamentar destaca relatório elaborado pelo engenheiro Carlos Alberto Ribeiro, emitido pela extinta Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, no qual foi identificado que a ponte de acesso constava com “o dissipador de velocidade com parte desabada e falta de solo sob a parte remanescente, assim como erosão a jusante na margem direita com queda de árvores”, demonstrando possível risco ambiental.
Para Fabi, há uma urgente necessidade de duplicação da pista para melhoria da mobilidade urbana na região do complexo do Jardim Universal. No entanto, segundo informações obtidas pela vereadora, uma área próxima foi adquirida por uma construtora para futuro empreendimento imobiliário. “Caso seja real o novo empreendimento, ele inviabilizará qualquer intervenção futura de duplicação ou ampliação dessa ponte de acesso, que, em determinados períodos do dia, já está estrangulada com o trânsito existente, assim como apontado pelo relatório, sendo necessárias medidas de contingências”, observa Fabi.
Em resposta, as secretarias municipais de Obras e Serviços Públicos e de Desenvolvimento Urbano informaram que, até o momento, não há projeto em desenvolvimento referente à duplicação ou ampliação da ponte de acesso mencionada.
Inspeção rotineira, avaliação estrutural e laudo técnico
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos afirma que o Processo Administrativo referente à Licitação nº 16.653/2025 está em trâmite interno, visando à futura contratação de empresa especializada para a realização da inspeção rotineira, avaliação estrutural e emissão de laudo técnico da referida obra. “Até o momento, a licitação ainda não foi efetivamente aberta. Assim que houver avanços, as informações e documentos pertinentes serão disponibilizados em conformidade com a legislação vigente, notadamente no Portal da Transparência.”
Empreendimento imobiliário em área contígua
Já a Secretaria de Desenvolvimento Urbano diz que há protocolo de análise de projeto registrado sob o nº 2.005/2025, referente a pedido de aprovação de empreendimento multifamiliar residencial. O processo estaria em análise, não havendo, até o momento, decisão de deferimento.
No documento de resposta, a pasta encaminha cópia do protocolo, a viabilidade urbanística completa, a certidão de viabilidade acompanhada do croqui de localização, bem como o croqui geral da situação atual do local. Todos esses detalhes podem ser conferidos no documento.