Prefeitura adere ao Programa Estadual Creche Escola

Novas unidades de educação infantil devem abrir 300 vagas nos bairros Adalberto Roxo e Parque Gramado

Fotógrafo: João Pires/LBF
09/12/2011 - 03h51

O prefeito Marcelo Barbieri assinou, em São Paulo, o termo de adesão ao Programa Creche Escola, lançado pelo governador Geraldo Alckmin. O ato foi realizado na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, na tarde dessa quinta-feira (8), na presença do secretário da Pasta, Rodrigo Garcia, e do secretário de Educação de Araraquara, Orlando Mengatti Filho (Nino).

Com o programa, a cidade conquista duas novas creches, que serão construídas nos bairros Adalberto Roxo e Parque Gramado. As unidades devem abrir 300 vagas para crianças de zero a cinco anos. O programa do Estado propõe três modelos de creche, que foram projetados pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE). O modelo adotado por Araraquara terá capacidade para 150 alunos cada unidade.

O investimento é de aproximadamente R$ 1,2 milhão em cada obra. De acordo com o prefeito Marcelo, Araraquara está com a documentação adiantada e já dispõe dos dois terrenos para a construção. “Os recursos serão empenhados pelo Governo do Estado ainda este ano e esperamos abrir a licitação em janeiro de 2012”, afirmou o prefeito.

Os prédios contarão com todos os ambientes necessários ao atendimento das crianças, como sala de atividades, berçário, fraldário, lactário, cozinha, refeitório e lavanderia, dentre outros. Haverá também uma sala de uso múltiplo, equipada com computadores para iniciar as crianças na linguagem digital. Os edifícios atendem aos padrões de acessibilidade previstos na legislação, bem como às exigências de sustentabilidade. Os projetos adotam aquecimento solar e especificações para redução do consumo de água e energia.

O prefeito agradeceu o empenho do secretário Rodrigo Garcia e destacou a atenção que o governador Geraldo Alckmin tem dado a Araraquara. “As creches são mais uma conquista para a cidade, principalmente nessas duas regiões que estão tendo um grande crescimento”, disse Marcelo. O pedido para construção das creches foi protocolado pelo prefeito em setembro e na semana passada o governador confirmou a inclusão de Araraquara no programa.

Segundo o prefeito, na região do Roxo a creche é fundamental para atender às famílias do novo empreendimento residencial que será construído por meio do Minha Casa Minha Vida, prevendo nesta primeira etapa 538 unidades. Além das creches, a Prefeitura vai construir um posto de saúde e uma área de lazer (demanda do OP) no Roxo e está ampliando a unidade de saúde do Jardim América para atender os moradores do Parque Gramado, bairro que foi asfaltado pela Prefeitura este ano.
 
As novas unidades serão construídas pelo Estado, que no ano que vem também deverá liberar recursos para aquisição de equipamentos. Caberá à administração municipal a responsabilidade pelas despesas de custeio necessárias para o funcionamento e manutenção das creches, como folha de pagamento, água, energia elétrica, materiais de consumo e outras.
O Creche Escola é um programa do Governo do Estado realizado pelas Secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de investir R$ 1 bilhão na construção de mil creches até 2014. “Estamos avançando fortemente na educação de Araraquara. Queremos ser a melhor cidade do Brasil em ensino infantil, que é uma responsabilidade da Prefeitura”, afirmou Marcelo.