Atividade da FliSolzinha é destinada às crianças da rede pública municipal e acontecem na Biblioteca Municipal Mário de Andrade e no Sesc Araraquara; participam mais de 2600 alunos e professores
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
09/09/2025 - 00h23
Neste mês de setembro, a FliSolzinha – programação infantil da Festa Literária da Morada do Sol (FliSol) – vem dando continuidade aos encontros que buscam aproximar crianças e livros, incentivando desde cedo o gosto pela leitura e a valorização dos espaços públicos de cultura.
Ao longo do ano, as ações educativas da FliSolzinha e do Educativo FliSol dão sequência à proposta do festival: ampliar o acesso à literatura e promover o pensamento crítico entre diferentes públicos. A programação da FliSolzinha acontece na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato e também no Teatro do Sesc Araraquara, sendo destinada às crianças da rede pública municipal de Educação. As atividades de setembro tiveram início, na Biblioteca, na primeira semana do mês (dia 2) e, agora, seguem nos dias 9 e 16, enquanto no Sesc serão realizadas nos dias 18 e 25.
Na Biblioteca, a atividade apresenta visita guiada aos espaços da Biblioteca Municipal Mário de Andrade, além da contação de histórias com a atriz Nerita Pio. A programação conta com duas sessões, às 8h e às 13h, criando oportunidade para os alunos participantes explorarem o universo da biblioteca, reconhecendo o espaço como um lugar de encantamento, descobertas, pertencimento e formação cultural. Participam mais de 1300 alunos e professores das escolas: EMEF Altamira Amorim Mantese (Selmi Dei III), EMEF Eugênio Trovatti (Bueno de Andrada), EMEF CAIC Rubens Cruz (Selmi Dei III) e EMEF Rafael de Medina (Jardim Eliana). Durante a vivência, as crianças emergem no universo da literatura com a contadora de histórias Nerita Pio que, em uma narrativa sensível e criativa, especialmente pensada para o público infantil, apresenta a obra “Chupim”, do premiado autor Itamar Vieira Junior, homenageado da FliSol 2025.
Já no Teatro do Sesc Araraquara, as apresentações acontecem às 8h e também 14h, proporcionando às crianças um encontro poético com a literatura, a música e o imaginário. Nesta mediação interpretativa da obra infantil “Chupim”, especialmente dedicada às crianças do 2º ano da rede pública municipal, participam também mais de 1300 alunos e professores das escolas: EMEF Altamira Amorim Mantese (Selmi Dei III), EMEF e CAIC Rubens Cruz (Selmi Dei III), EMEF Eugênio Trovatti (Bueno de Andrada), EMEF Gilda Rocha de Mello e Souza (Jardim Indaiá), EMEF Henrique Scabello (Hortências), EMEF Herminio Pagotto (Assentamento Bela Vista), EMEF José Roberto de Pádua Camargo (Jardim D. Pedro I), EMEF José Roberto de Pádua Camargo (Jardim D. Pedro I),EMEF Luiz Roberto Salinas Fortes (Jardim Paraíso), EMEF Maria de Lourdes S. Prado (Assentamento Monte Alegre), EMEF Olga Ferreira Campos (Jardim Universal), EMEF Rafael de Medina (Jardim Eliana), EMEF Ruth Villaça Correia Leite Cardoso (Jardim Maria Luiza) e EMEF Vereador Edmilson de Nola Sá (Parque Residencial Laura Molina).
A leitura dramatizada ganha vida nas vozes e nos corpos das atrizes Larissa Mariano e Eduarda Laurindo, e se enriquece com a trilha sonora tocada ao vivo na sanfona por Rodrigo Risso. Juntos, os artistas transformam a história do pequeno Chupin - um pássaro em busca de pertencimento - em uma experiência sensível, divertida e cheia de encantamento.
Primeiro livro para as infâncias de Itamar Vieira Junior, em coautoria com a artista plástica Manuela Navas, "Chupim" apresenta uma prosa marcada pelo lirismo e pela crítica social, ambientado no mesmo universo que consagrou "Torto Arado" como um dos grandes romances da atual literatura brasileira. Entre realidade e sonho, Itamar sobrevoa a vida do trabalho no campo, contrapondo as perspectivas infantil e adulta sobre o mesmo universo. Assim, a história retrata o trabalho no campo e as desigualdades sociais e traduz o universo do campo brasileiro.
Realizada pelo Instituto Colibri e Ministério da Cultura, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, e da Secretaria Municipal da Educação, a FliSol 2025 acontecerá entre os dias 5 e 9 de novembro. Com parceiros e apoiadores como Sesc, Senac, Sesi, Unesp, Uniara, Instituto Federal de São Paulo, Academia Araraquarense de Letras, Hotel Municipal, Paraty Mobilidade, Casa do Saci, Café com Pernas, EPTV e EP FM, a FliSol chega este ano a sua 4ª edição e reforça seu papel como uma das principais plataformas culturais do interior paulista. O evento conta ainda com patrocínio da Necta e do Sicoob Araraquara.