Formação será o segundo encontro e tem parceria com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP); 20 vagas com inscrições até às 12h do dia 25 de setembro
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
23/09/2025 - 19h25
Nesta sexta-feira (26), o MIS SP (Museu da Imagem e do Som de S. Paulo), por meio do Programa Conexões Museus SP, e em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, realiza uma formação continuada sobre preservação de acervos audiovisuais e fotográficos, das 9h às 18 horas, no MIS – Araraquara (Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari). A programação gratuita é destinada a interessados em geral.
A proposta de Formação Continuada engloba a realização de um curso teórico-prático, dividido em três módulos, e a Vivência Profissional Supervisionada. O curso vem sendo realizado no MIS-Araraquara, sempre na última sexta-feira do mês. Neste mês de setembro será o segundo encontro da formação. A primeira foi realizada no dia 29 de agosto e, depois de setembro, o último encontro será no dia 31 de outubro.
Nos encontros, a equipe técnica de acervo do MIS-SP vem apresentando conteúdos sobre materialidade, conservação e formas de guarda de fotografias, discos, fitas K7 e outros suportes em preservação de acervos desta natureza.
O primeiro módulo 01, com Ana Paula Ferreira, abordou a conservação preventiva de acervos fotográficos; agora neste segundo módulo, Cecília Salamon Dias traz o foco na conservação de áudio analógico: discos de goma-laca, vinil e fitas magnéticas; por fim, no encontro de outubro, ministrado por Patricia Lira, os participantes terão contato com estratégias para a conservação de imagens em movimento em suportes analógicos.
Para o encontro desta semana de setembro, no período da manhã, a oficina será voltada para a conservação de discos de goma laca e vinil com apresentação teórica sobre os suportes, como conservá-los e acondicioná-los. No período da tarde será trabalhado o conteúdo sobre a conservação de K7s e Fitas Rolo, com demonstração de higienização de K7s com equipamento próprio. Os participantes podem trazer discos e K7s pessoais para realizar higienização.
Assim, o conteúdo da aula abordará: apresentação do acervo do MIS-SP; breve explicação sobre os suportes de áudio analógico; informação sobre EPIs; higienização de discos de goma laca e vinil; higienização de K7s, como abrir os gabinetes e realizar emendas; e demonstração de higienização de uma fita rolo.
Cecilia Salamon é técnica de Conservação do Museu da Imagem e do Som, mestranda em História Econômica pela USP, na linha de Economia da Cultura, possui graduação em História pela USP, formação técnica em Design Gráfico pela Etec Carlos de Campos e cursos de extensão na área de conservação e restauro promovidos pelo SENAI Theobaldo de Nigris, pelo Arquivo Público do Estado de São Paulo (APESP) e pela Associação Brasileira de Encadernação e Restauro (ABER). Atuou como bolsista no Núcleo de Conservação e Restauro do Arquivo do Estado de São Paulo de 2013 a 2015 e no Centro de Preservação Cultural da USP de 2015 a 2017. Atua desde 2017 como Técnica de Conservação no Centro de Memória e Informação do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (CEMIS).
As vagas para a formação são limitadas, com 20 lugares. Os interessados devem realizar inscrições até às 12h do dia 15 de setembro pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwfjQEyxqresUs4OJTbAHvhVB-bvtHTRFL2umEEduwfW4FbQ/viewform .
Para dúvidas, entrar em contato através do número (11) 2117-4777 (ramal 402) ou por email barbara.araujo@mis-sp.org.br. O MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari está localizado na Rua Gonçalves Dias, 1392, no Centro de Araraquara.
SERVIÇO:
2º Encontro de formação continuada sobre preservação de acervos audiovisuais e fotográficos
Local: MIS - Museu da Imagem e do Som Maestro José Tescari (Rua Gonçalves Dias, 1392 – Centro de Araraquara)
Data: sexta-feira (26 de setembro)
Horário: das 9h às 18h
Inscrições até às 12h do dia 25 de setembro:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScwfjQEyxqresUs4OJTbAHvhVB-bvtHTRFL2umEEduwfW4FbQ/viewform .
Programação gratuita – 20 vagas