Autos de Natal levam música para Praça Santa Cruz nesta quarta-feira

13/12/2011 - 03h06

A programação do Natal Cultural, nesta quarta-feira (14), chega à Praça de Santa Cruz, com as apresentações de Autos de Natal que têm a música como forte característica. Às 19h30, o grupo bando do Tiê Preto, apresenta “Cocada de Natal” e, depois, às 20h30, a Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira, apresenta “O Messias”. A programação – realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart – tem entrada gratuita.
Vale destacar que, de 14 a 23 de dezembro, a Praça de Santa Cruz irá contar com uma Feira Beneficente de Doces. Ainda, nos dias 15 e 16, a música continua a motivar as apresentações na Praça de Santa Cruz. 
Na quinta (15) apresentam-se: Grupo Musical D´Amore, com regência de Antônio Gonçalves, às 19h30; e Grupo Musical Polifonia, com regência de Renato de Oliveira Junior, às 20h30. Na sexta (16) é a vez dos grupos: Vocal Cantai, com regência de Deivis Denner, às 19h30; e Coral Sou da Paz, com regência de Plínio Oliveira, às 20h30. Samba de coco - O Auto “Cocada de Natal”, do Bando do Tiê Preto, é uma adaptação natalina do samba de coco, que conjuga o teatro, na forma do Presépio Vivo, com a cultura popular desse ritmo pernambucano.  Essa “doce mistura” recebe ainda outras influências como as da Embolada e da Ciranda nordestinas.  O Bando, composto por uma grande roda de atores, músicos e repentistas, norteados pela estética regionalista, celebra o nascimento do Menino Jesus e canta versos que estimulam os valores universais da paz, da fé e do amor.
Na “Cocada de Natal”, o público é convidado a refletir, a interagir e a celebrar este momento em que o Rei-Mestre Espiritual deseja nascer em cada coração.
O Auto tem direção assinada pelo próprio grupo, e orientação cênica de Djalma Larocca Junior e Jorge Oliveira. No elenco estão os atores: Beatriz Capriolli, Thiago de Camargo Marques, Jorge Oliveira, Djalma Larocca Junior, Juliana Fiebig. Também participam os músicos: Renato Lourenço Munhoz, João Aquino, Navas, Pilú, Carol, Amanda Bueno. Auto dançante – O Auto “O Messias” conta com a participação de alunos formados e formandos da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira. O Auto tem concepção e coreografia de Carlos Fonseca, direção de produção e cenografia de Verônica Lobo, e direção geral assinada por Vivian Ibelli Tavares.
Desde 2009, um grupo de alunos formados na Escola Municipal de Dança, com o objetivo de manterem-se vinculados às artes cênicas e à escola que lhes propiciou este aprendizado durante seis anos consecutivos, reúne-se aos sábados para realizar montagens coreográficas num nível à frente daquele vivenciado anteriormente. 
O Auto de Natal Dançante foi concebido a partir de alguns trechos da obra “The Messiah”, de Handel. Cinco momentos da composição foram escolhidos por sua beleza e adequação aos momentos propostos. A movimentação, em dança contemporânea, foi elaborada a partir da experiência do elenco composto de vinte bailarinos.
Numa leitura contemporânea desta obra, o elenco questiona sobre qual seria o messias da contemporaneidade, em um momento cujos grandes discursos explicativos acerca da condição humana se mostraram insuficientes para dar conta da sua complexidade e diversidade. Como uma possível resposta a questão, os bailarinos vislumbram a tolerância e o respeito à diversidade, combinados com um anseio por “estar junto”.
A poética deste trabalho se constrói a partir da ideia de um grupo de anjos e estrelas que, desencantados, caem do céu em busca de algum sentido para a palavra “Messias”. Toda a busca se desenvolve num retomada de situações e imagens sacras até a celebração na culminância barroca do Halelluiah.