NEJA realiza formatura da turma de 2011

Núcleo de Educação de Jovens e Adultos formou mais 39 alunos na noite deste sábado (10)

13/12/2011 - 03h08

O secretário da Educação, Orlando Mengatti Filho (Nino) prestigiou a solenidade de formatura dos 39 alunos do EJA, programa de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara, que receberam o certificado de conclusão da 8ª série do Ensino Fundamental. 
Representando o prefeito Marcelo Barbieri, Nino destacou a importância do momento vivido pelos recém-formados e a atenção da Prefeitura para com o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos de Araraquara (NEJA). 
“Este é um dos mais maravilhosos programas que conheci, composto por pessoas dedicadas e empenhadas em garantir um futuro melhor para o próximo e que realmente lutam para ‘fazer a diferença”, enfatizou o secretário. “Trago uma mensagem do prefeito Marcelo Barbieri de parabéns aos alunos que dividiram o trabalho, o conforto de seus lares e convívio com a família, com a dedicação aos estudos. Para nós é uma grata experiência participar de eventos como este, que celebram a dedicação de cada um em alcançar seus objetivos”.  
O secretário acrescentou que o curso de Ensino Fundamental abrirá as portas para um futuro melhor aos formandos, já que o mercado de trabalho exige a formação e Araraquara vem se destacando na geração de empregos na região.
O gerente de Políticas Educacionais, Francisco Paiva Lima, destacou a qualidade do ensino oferecido pelo programa. “Nós não moramos em qualquer cidade, nós moramos na cidade que oferece a terceira melhor educação pública do País, e que reduz anualmente os índices de analfabetismo, hoje 3% da população, enquanto a media nacional é de 9%”, falou.
“Se por um lado há a oferta de oportunidades como esta, há também o fato de querer ou não aproveitar do privilegio que é viver em uma cidade como Araraquara, e isto vocês fizeram, se empenharam e hoje estão recebendo o merecido diploma”, continuou o gerente.  
A coordenadora do NEJA, Helena Silva Oliveira, explicou as atribuições da unidade de ensino. “Esta é uma escola diferente porque acolhe o adulto na hora dele, em que ele precisar. Aqui, cada professor se coloca no lugar do outro, entende suas necessidades e o auxilia da melhor maneira possível. É assim também entre os alunos que conosco forma uma grande família”, disse.   Acompanharam o secretário Nino e o gerente Francisco na mesa de cerimônia, a coordenadora executiva de assuntos administrativos da Educação, Arary Marchese.

Agradecimento 

A aluna Ana Maria Cunha Drappe, paraninfa da turma de formandos, fez questão de ler o depoimento escrito por ela e pela aluna Maria do Desterro Araújo aos professores e companheiros de sala. 
“Agora está findando essa jornada de nossas vidas, cada um vai para uma escola, mas tudo ficará guardado em nossas memórias. Temos sempre que lutar para concretizar os nossos sonhos, anseios e nunca devemos desistir dos nossos objetivos para vencer na vida”, agradeceu Ana Maria. 
“Os momentos vividos nesta escola foram de grande aprendizagem, passamos um tempo com os amigos, trocamos idéias, confissões e levaremos tudo isso para sempre. Vamos sentir saudades e levaremos dentro de nossos corações muitas lembranças boas”, destacou a aluna emocionada.

Nova Sede

Desde maio deste ano, o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA atende os quase 570 alunos em nova sede, entregue pelo prefeito Marcelo Barbieri a pedido dos próprios alunos. 
Localizada na Avenida Espanha, em frente ao Teatro Wallace, o espaço amplo é composto por cinco salas de aula, três depósitos, laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, secretaria, copa e cozinha para professores, dependências administrativas, lavanderia, banheiros com acessibilidade, área de alimentação para alunos e extenso espaço de convivência no jardim.  
A sede, segundo a coordenadora técnica do EJA, Helena Silva Oliveira, além de ser adequada oferece espaços que os alunos não tinham, como local para alimentação e espaço de convivência. “Queremos agradecer aos governantes de Araraquara, pelo olhar sempre atento a esta modalidade de ensino, pois quem trabalha aqui é porque realmente ama o que faz e quem estuda precisa de condições adequadas que atendam as necessidades de sua rotina, que muitas vezes é corrida. Este ambiente é maravilhoso”, falou.