Miss Araraquara 2011 será coroada nesta terça-feira

Solenidade oficializa o nome de Suellen Travensolo Neves como representante da cidade no Miss São Paulo 2012

13/12/2011 - 03h10

A estudante Suellen Travensolo Neves, de 18 anos, será coroada nesta terça-feira (13) como Miss Araraquara 2011. A solenidade será às 14 horas, na sede da TVAra, com transmissão ao vivo no programa Universo Mais. 
Entre as 14 candidatas que concorreram ao título, em desfile realizado no dia 20 de novembro, no clube 22 de Agosto, Suellen foi a que atingiu a maior pontuação após ser avaliada em quatro quesitos (beleza, simpatia, elegância e desembaraço na passarela), nos desfiles de traje de gala e maiô, e na rodada de perguntas feitas pelo júri às cinco finalistas. 
No entanto, um equívoco na soma final dos pontos deu o título à outra candidata. “Tivemos uma situação delicada e constrangedora e não havia outra ação a fazer senão corrigir o erro. E é isso que faremos com a coroação da Suellen”, salienta Corina Viana, diretora da Korina Personal Promoter, empresa que há cinco anos detém os direitos oficiais de realização do concurso Miss Araraquara.

Novas regras

Depois do sucesso obtido com a estudante de jornalismo Mariane Silvestre, que ficou em segundo lugar no Miss São Paulo 2011 e no Miss Mundo 2011, o foco da Korina Personal Promoter é adequar o concurso municipal a todos os critérios adotados pelo Miss São Paulo para que as próximas representantes de Araraquara tenham sempre condições de estar entre as cinco finalistas do Estado. 
O principal item a ser corrigido nessa adequação é em relação à altura das candidatas. “No concurso estadual, uma das regras eliminatórias é a altura das moças, que são automaticamente desclassificadas caso não tenham, no mínimo, 1.70m. Por isso, solicitamos à Câmara de Vereadores de Araraquara uma emenda na lei que regulamenta e oficializa o concurso municipal, observando esse critério”, explica Corina Viana. 
Também deverá constar na emenda o regulamento completo do concurso na cidade, que será elaborado de acordo com as novas regras do Miss São Paulo, cujas reformulações entram em vigor em 2012. “A partir do próximo ano, a meta da organização do Miss São Paulo será eleger uma moça que possa passar pelo Miss Brasil e chegar ao Miss Universo. Assim, o rigor nos critérios de avaliação das candidatas ficará ainda maior. E não queremos que Araraquara fique de fora desse novo padrão”, sublinha Corina Viana. 

Retomada

Desde que Maria Beatriz de Toledo Piza ficou em quinto lugar no Miss São Paulo, em junho de 1970, a cidade de Araraquara atravessou mais de duas décadas sem eleição de misses. A retomada do concurso ocorreu em 2007, por meio da empresa Korina Personal Promoter. Naquele ano, a vencedora foi Samanta Romancini, que ficou entre as 15 finalistas de 2008 no Miss São Paulo. 
Depois vieram Raquel Contente, eleita Miss Araraquara em 2008 e uma das 12 finalistas na etapa estadual em 2009; Júlia Amorim, Miss Araraquara 2009 e também integrante do grupo das 12 mulheres mais bonitas do Estado no ano seguinte; e, finalmente, Mariane Silvestre. “Agora é a vez de prepararmos a Suellen para manter o nome de Araraquara em destaque no Miss São Paulo 2012”, empolga-se Corina Viana. 
Vencido um longo período de quase ostracismo no Brasil, onde os concursos de beleza eram vistos como fúteis, a mídia voltou a apostar nesses eventos e atualmente eles representam uma das principais atrações do ano na grade de programação das emissoras que os transmitem em todo o mundo. 
Porém, Corina Viana ressalta que ser miss no século 21 vai além da capa e da coroa. “Hoje, é preciso que as moças entendam que para ser miss há que se preencher requisitos sérios, que vão além da beleza física e da simpatia. O que se espera de uma miss é uma mulher inteligente, segura e consciente de sua responsabilidade perante à comunidade que representa, seja em nível municipal, estadual ou nacional”, pontua. “Junto com as premissas técnicas como beleza e altura, ter boa formação moral e educacional, atitude e participação social são condições essenciais para quem deseja participar de um concurso desse”, completa e avisa Corina. 
Em Araraquara, o projeto de lei que tornou o concurso de miss um evento oficial da cidade foi regulamentado em 2008, de autoria do então vereador José Carlos Porsani, atual secretário de inclusão social.