Vestibular Unesp 2026 vai aplicar neste domingo a prova da primeira fase para 65,2 mil candidatos

Cursos da Universidade Estadual Paulista estão disponíveis em 24 cidades de todas as regiões do estado de São Paulo

30/10/2025 - 23h22

Divulgação / ACI Unesp e Fundação Vunesp

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) realizará no próximo domingo, 2 de novembro, a prova da primeira fase do Vestibular 2026, com 65.208 inscritos. Os candidatos disputam 5.867 vagas em 136 cursos, com 186 opções de ingresso em 34 unidades de 24 cidades de todas as regiões do estado de São Paulo. A consulta de local de prova está disponível no site da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pela seleção. A Unesp aplicará pelo quarto ano a videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras).

O exame será realizado em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). Os candidatos responderão a 90 questões de múltipla escolha das áreas de Linguagens e suas Tecnologias (elementos de Língua Portuguesa e Literatura, Língua Inglesa, Educação Física e Arte); Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Física e Química); e Matemática e suas Tecnologias.

A Unesp utiliza questões interdisciplinares desde o Vestibular 2020, aplicado em 2019. A Universidade já ofereceu 108 questões neste modelo desde então, média de 18 por ano, o que representa 20% das 90 questões da prova. O professor Antonio Nivaldo Hespanhol, diretor-presidente da Vunesp, informa que “está prevista a ampliação do número de questões interdisciplinares para a prova deste domingo”.

Os portões dos prédios de prova serão fechados às 13h40. Os candidatos devem se apresentar a partir das 13 horas, portando o original de um dos seguintes documentos: RG, Carteira de Habilitação, Certificado Militar, Carteira de Trabalho, Passaporte, Carteira de Identificação Nacional, Registro Nacional de Estrangeiros, Identidade expedida pelas Forças Armadas ou carteira de órgão ou conselho de classe.

Os materiais de prova a serem levados pelos candidatos são caneta esferográfica com tinta preta e régua transparente. O exame terá duração de cinco horas.

Durante a realização das provas, fica estritamente proibido o uso de dispositivos eletrônicos, tais como calculadoras, telefones celulares, relógios, reprodutores de áudio ou qualquer outro material que não seja fornecido pela Fundação Vunesp. Além disso, não será permitido o uso de acessórios, como protetores auriculares, bonés, gorros, chapéus e óculos de sol.

O calendário do Vestibular Unesp 2026 prevê publicação do resultado da primeira fase em 28 de novembro e aplicação da segunda fase em 7 e 8 de dezembro. A divulgação do resultado acontecerá em 30 de janeiro de 2026. O calendário completo está disponível no Manual do Candidato, acessível nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Vunesp.