Araraquara marca presença em conferência dos idosos

Fotógrafo: João Pires/LBF
14/12/2011 - 02h38

Pela primeira vez, Araraquara teve representação na Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa. A terceira edição do evento aconteceu no final de novembro, em Brasília, e contou com a presença da presidente do Conselho Municipal dos Idosos, Risony dos Santos Gomes, e do vice, Otávio Pião. 
Segundo a presidente do Conselho, o encontro foi muito produtivo e reuniu, na Capital Federal, representantes de diversos estados brasileiros. “Aprendemos com a experiência de outros locais, vimos muitos projetos com resultados positivos e nosso objetivo é tentar aplicá-los em Araraquara”, destacou Risony.
Os dirigentes do Conselho foram a Brasília como delegados eleitos durante a Conferência Estadual do Idoso, realizada em Águas de Lindóia, no mês de setembro. 
Para Oriomar Carmagnani (Teca), coordenadora do Centro de Referência do Idoso, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde, a participação dos idosos nos processos de formulação das políticas públicas é essencial. “O idoso como protagonista é fundamental, por isso a importância dos Conselhos”, disse.
Segundo a coordenadora, as pessoas com 60 anos ou mais representam 14% da população em Araraquara. Desse total, cerca de 8 mil idosos estão cadastrados no Centro de Referência. 
Ainda de acordo com Teca, para 2012, a Secretaria de Saúde planeja desenvolver uma campanha direcionada ao combate da violência contra a pessoa idosa. 
“Precisamos alertar a sociedade sobre essa questão que já se tornou um problema de saúde pública”, comentou.

Ações

A Prefeitura tem dedicado atenção especial aos idosos, articulando a participação das Secretarias de Saúde; Assistência Social; e Esportes, além do Fundo Social de Solidariedade, em programas e ações voltados para o cuidado e promoção de saúde deste segmento. 
Entre os projetos em andamento está a implantação do Centro Dia do Idoso, que será um espaço para desenvolver diversas atividades de interação social entre a população acima de 60 anos.
A atual Administração também já entregou duas unidades da Praça do Idoso (Parque Infantil e Carmo), além de apoiar e incentivar a participação nos Jogos Municipais e Regionais dos Idosos.
Também foi inaugurado em 2010, o Recanto Feliz, primeiro conjunto habitacional viabilizado pelo Poder Público voltado exclusivamente para idosos. E está em construção a Vila Dignidade, com mais 20 moradias seguindo este mesmo perfil.