Mostra abre ao público em 5 de dezembro no Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo destacando o papel das estradas de ferro na disseminação do futebol pelo interior do Estado
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
26/11/2025 - 23h05
Entre os trilhos do trem e os cafezais que cobriram o interior paulista, forjou-se a paisagem que daria forma ao Estado de São Paulo. No vai e vem das locomotivas, que levavam e traziam imigrantes e grãos, chegaram também novos sonhos e paixões - entre eles, o futebol. Aprofundando a relação entre patrimônio ferroviário e a consolidação do esporte no Estado, o Museu do Futebol, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo de São Paulo, inaugura no dia 5 de dezembro, em Araraquara, a exposição “Trilhos da Bola”. A mostra ficará em cartaz no Museu Ferroviário “Francisco Aureliano de Araújo”. A abertura oficial será às 18h com representantes da cidade, do Museu do Futebol e do Sisem-SP, além de uma feira gastronômica, de artesanato e atração musical com ritmos caipiras.
O local escolhido para receber a mostra é o cenário perfeito para conectar o contexto histórico dos trilhos ao do futebol. A estação ferroviária, construída em 1912, apresenta uma planta retangular com uma plataforma coberta paralela às linhas, e inclui uma gare e outros edifícios como armazéns e oficinas, caracterizados por uma arquitetura eclética. Hoje funcionando como museu, exibe uma coleção diversa de ferramentas, objetos ferroviários e documentos, proporcionando aos visitantes uma imersão na história ferroviária de Araraquara.
A exposição Trilhos da Bola reconhece o papel fundamental que as ferrovias tiveram na transformação social e cultural do Estado de São Paulo a partir do século 19, quando o avanço da economia cafeeira e o transporte ferroviário remodelaram o território e influenciaram diretamente a difusão do futebol pelo interior paulista.
Organizada em dois eixos: “Os Trilhos Entram em Campo” e “Das Estações aos Estádios”, Trilhos da Bola apresenta dez cidades e onze clubes de origem ferroviária, evidenciando como as linhas férreas e seus trabalhadores – muitos dos quais se tornaram fundadores dos primeiros clubes - ajudaram a consolidar o futebol como um dos principais elementos da identidade brasileira.
O primeiro eixo apresenta o contexto histórico e social da expansão ferroviária paulista e seus impactos na formação das cidades, das relações de trabalho, do cotidiano conectado à modernização trazida pelas ferrovias e ao surgimento da vida urbana, cenário no qual o futebol começaria a se popularizar pelo interior do Estado. Duas instalações também ajudam a contar essa história: uma maquete topográfica do Estado de São Paulo e um diorama interativo com trens em miniatura que evidenciam os patrimônios futebol e ferrovias em outras escalas.
No segundo eixo, o futebol é o protagonista, e o histórico e curiosidades de clubes são revelados. Há também brincadeiras de adivinhação que convidam o público a se divertir aprendendo. O ambiente sonoro combina os ruídos dos trens e trilhos com o clima vibrante do futebol, criando uma experiência completa e imersiva.
Estão representados na mostra os clubes Associação Atlética Ponte Preta (Campinas), Paulista Futebol Clube (Jundiaí/SP), Esporte Clube Noroeste (Bauru/SP), Botafogo Futebol Clube (Ribeirão Preto/SP), Nacional Atlético Clube (São Paulo/SP), Associação Atlética Ferroviária (Pindamonhangaba/SP), Estrada de Ferro Sorocabana Futebol Clube (Sorocaba/SP), Esporte Clube Mogiana (Campinas/SP), América Futebol Clube (São José do Rio Preto), Ituano Futebol Clube (Itu/SP) e Associação Ferroviária de Esportes (Araraquara).
O percurso expositivo conta com recursos de acessibilidade, incluindo videolibras, audiodescrição e um painel tátil com fotografia, reforçando o compromisso do Museu do Futebol em promover experiências inclusivas e acessíveis a todos os públicos.
A mostra faz parte do Programa Conexões Museus, iniciativa do Museu do Futebol em parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo (SISEM-SP). O programa tem como objetivo fortalecer o campo museológico paulista por meio da realização de formações nos polos regionais, da articulação de redes temáticas e do incentivo ao compartilhamento de práticas e pesquisas entre os museus do Estado.
A mostra itinerante Trilhos da Bola integra a Temporada 2026 do Museu do Futebol e é realizada com apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. A Temporada 2026 do Museu conta com o patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; o apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp. A mostra tem a parceria da Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
SERVIÇO:
Exposição “Trilhos da Bola”
Local: Museu Ferroviário Francisco Aureliano de Araújo – Rua Antônio Prado, 611 – Centro de Araraquara
Período: de 5 de dezembro até 10 de abril de 2026
Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 17h
Grátis
Sobre o Museu do Futebol - Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol possui salas expositivas que instigam o visitante a experimentar sensações e compreender por que, no Brasil, o futebol é mais do que um esporte: é nosso patrimônio, parte de nossa cultura e de nossa identidade.
O Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
Patrocinadores e parceiros - A Temporada 2025 do Museu do Futebol conta com patrocínio do Mercado Livre, Arkema, Goodyear, Farmacêutica EMS e Itaú Unibanco; apoio da Adidas, Grupo Globo, Pinheiro Neto Advogados, Grupo Zanchetta e Sabesp; conta ainda com a Evonik Brasil como empresa parceira e dos parceiros de mídia Revista Piauí, Rádio Transamérica FM, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux. O Museu do Futebol é realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, e do Ministério da Cultura – Lei Rouanet.