14ª edição da Mostra Wallace Leal tem foco no cinema independente da região

Programação gratuita será realizada de 11 a 14 de dezembro

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
08/12/2025 - 23h51

Entre os dias 11 e 14 de dezembro será realizada a 14ª edição da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues, importante evento dedicado ao cinema independente na região. Com programação gratuita, a Mostra reúne sessões de curtas e longas-metragens, mesas de debate e atividades formativas, com ações no Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva, no Cine Center Lupo e também no formato online.

A Mostra é realizada pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart e com produção assinada por Camila Franco e Felipe Locca, da Filmes Caipira, em parceria com a Casa do Saci e a Bonini Filmes, e apoio de importantes instituições culturais, educacionais e do setor produtivo, como BRN Construtora, Hotel Municipal, Cine Center Lupo, Unesp, Comitê de Ação Cultural da FCLAr (CAC) e do ICine.

A curadoria da Mostra é coordenada por Paulo Delfini e Jaqueline Franco, sendo que também participaram das seleções: Guilherme Bonini, Liz Murassaki, Vivian Bortolozzo e Jacqueline Durans. A curadoria apresenta a temática “Interiorismo”, propondo a condução da produção do interior para o centro, dando visibilidade à maneira caipira de fazer, de realizar e de contar histórias. Buscou-se por filmes que tenham diálogo com as temáticas descentralizadoras e decoloniais, ampliando o espaço para estas obras e fortalecendo assim o interiorismo na programação.

Todas as obras selecionadas são inéditas e produzidas há menos de dois anos. Os critérios de análise levaram em consideração: concepção artística, pertinência cinematográfica / relevância no contexto das produções nacionais de curta-metragem, roteiro e direção.

As obras, agora, concorrem a dois troféus: Melhor curta-metragem escolhido por votação popular e Melhor curta-metragem escolhido pela Comissão de Seleção da Mostra.

Abertura e programação - A abertura oficial será na quinta-feira (11), às 17h, no Palacete das Rosas e, logo em seguida, às 18h, o público poderá acompanhar a primeira mesa de debate. Vale destacar que antes da abertura, na quarta-feira (10), às 10h, será realizado uma mesa de debates online intitulada “Movimento e memória presentes no restauro de filmes pelo futuro do cinema nacional” (no link https://meet.google.com/bfd-tudv-esj ).

O Cine Center Lupo recebe a programação da sexta-feira (12) com duas sessões: às 18h acontece a sessão de curtas-metragens selecionados com os filmes “Era tudo o que eu esperava ao longo da semana”, “Pai, volta logo!”, “Vermelho de bolinhas” e “Acho que vivo uma constante saudade”. Às 19h30 é a vez da sessão de longa-metragem convidados, "No caminho encontrei o vento", ampliando o diálogo com produções de maior duração.

O sábado (13) terá programação ao longo do dia. No começo da tarde, às 13h, o Palacete das Rosas recebe a mesa de debate “Elas atrás das câmeras – O cinema delas!”, dedicada à presença e ao protagonismo feminino no audiovisual.

Depois, às 15h, o Cine Center Lupo exibe a segunda sessão de curtas-metragens selecionados, com os filmes “Renato Canoeiro Caiçara”, “Bárbara”, “Quando eu for grande”, “Nação Hip-Hop: Cultura de Rua” e “Tapando Buracos”. Na sequência, às 16h30, acontece mais uma sessão de longa-metragem convidado, "O som alcança o sol". O sábado se encerra com a mesa de debate das 19h, no Palacete das Rosas, com o tema “Ações e diretrizes para a produção cinematográfica no interior paulista através de estruturação e articulação dos polos regionais”.

O domingo (14), começa às 13h, no Palacete das Rosas, com a mesa de debate “Descolonizando imagens na construção narrativa no cinema brasileiro e do interior paulista”, que propõe reflexões sobre linguagem, identidade e território no audiovisual. Às 15h, o Cine Center Lupo recebe a última sessão de curtas-metragens selecionados, com os filmes “Quando a noite é vermelha”, “Alguma coisa com plutônio”, “A caverna” e “Fronteriza”. Às 16h30 também ocorre a última sessão de longa-metragem convidado, "Até onde a vista alcança", e o evento se encerra oficialmente às 19h, no Palacete das Rosas.

Ao reunir exibições, debates e reflexões sobre produção, linguagem e preservação cinematográfica, a Mostra Wallace Leal reafirma seu papel como espaço de difusão do cinema independente, formação de público e fortalecimento do audiovisual no interior paulista, consolidando Araraquara como um polo ativo da cultura cinematográfica.
A programação é gratuita: para os eventos no Palacete das Rosas não é necessário ingresso; já para as sessões no Cine Center Lupo, a distribuição de ingressos será realizada uma hora antes do início até completar o número de cadeiras da sala.

SERVIÇO:

14ª edição da Mostra Audiovisual Wallace Leal Valentin Rodrigues
Período: 11 a 14 de dezembro

Locais:
- Cine Center Lupo (Rua Gonçalves Dias, 543 - Centro)
- Palacete das Rosas Paulo A.C. Silva (Rua São Bento, 794 – Centro)
- Online

• Programação:

- Quarta-feira (10 de dezembro)
10h: Programação online – mesa de debate “Movimento e memória presentes no restauro de filmes pelo futuro do cinema nacional”
Link: https://meet.google.com/bfd-tudv-esj

- Quinta-feira (11 de dezembro)
17h – Abertura oficial
18h – Mesa de debate
Local: Palacete das Rosas

- Sexta-feira (12 de dezembro)
Sessões de Cinema
Local: Cine Center Lupo
18h – Curtas-metragens selecionados: “Era tudo o que eu esperava ao longo da semana”, “Pai, volta logo!”, “Vermelho de bolinhas” e “Acho que vivo uma constante saudade”
19h30 – Longa-metragem convidado "No caminho encontrei o vento"

- Sábado (13 de dezembro)
Mesas de debate
Local: Palacete das Rosas
13h – “Elas atrás das câmeras – O cinema delas!”
19h – “Ações e diretrizes para a produção cinematográfica no interior paulista através de estruturação e articulação dos polos regionais”

Sessões de Cinema
Local: Cine Center Lupo
15h – Curtas-metragens selecionados:
“Renato Canoeiro Caiçara”, “Bárbara”, “Quando eu for grande”, “Nação Hip-Hop: Cultura de Rua” e “Tapando Buracos”
16h30 – Longa-metragem convidado "O som alcança o sol"

- Domingo (14 de dezembro)
Mesas de debate
Local: Palacete das Rosas
13h – “Descolonizando imagens na construção narrativa no cinema brasileiro e do interior paulista”

Sessões de Cinema
Local: Cine Center Lupo
15h – Curtas-metragens selecionados: “Quando a noite é vermelha”, “Alguma coisa com plutônio”, “A caverna” e “Fronteriza”
16h30 – Longa-metragem convidado: "Até onde a vista alcança"

19h – Encerramento
Local: Palacete das Rosas

Programação gratuita

Galeria de Fotos