Prefeitura promove debate sobre saúde mental no trabalho durante o Janeiro Branco

Palestra realizada na Biblioteca Municipal reforça a importância do cuidado contínuo com os servidores públicos

Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
28/01/2026 - 23h26

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (28), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a palestra “Saúde Mental e Fatores de Riscos Psicossociais no Trabalho”. A iniciativa, promovida pelo CEREST – Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, integrou a programação da campanha Janeiro Branco e reuniu autoridades, profissionais da saúde e servidores públicos.

A secretária municipal de Saúde, Emanuelle Laurenti reforçou que o cuidado com a saúde mental dos trabalhadores é uma estratégia essencial para a qualificação dos serviços públicos.

“Falar de saúde mental no ambiente de trabalho é falar de valorização humana. Quando o servidor é cuidado, ele trabalha com mais equilíbrio, segurança e empatia. Nosso compromisso é ampliar espaços de escuta, promover ambientes mais saudáveis e garantir que o cuidado com a saúde mental seja incorporado às rotinas da gestão pública”, afirmou a secretária.

O prefeito Dr. Lapena destacou a necessidade de tratar a saúde mental como uma política permanente da administração pública.

“Reconheço que a saúde mental foi profundamente impactada após a pandemia, tornando-se um tema essencial no ambiente de trabalho. Os servidores que atuam no atendimento ao público enfrentam diariamente pressões, cobranças e expectativas imediatas da população. Por isso, considero fundamental que o município invista em ferramentas e ações permanentes de cuidado com a saúde mental. O Janeiro Branco deve ser lembrado ao longo de todo o ano, como uma prática contínua. Temos profissionais capacitados para desenvolver projetos que melhorem as condições de trabalho. É essencial que o servidor, além de acolher, também seja acolhido pela administração. A identificação precoce do estresse e do burnout garante melhor qualidade de vida e desempenho profissional.”

Na composição da mesa solene, além do prefeito Dr. Lapena e da secretária de Saúde, Emanuelle Laurenti, também estavam a vice-prefeita e secretária municipal de Desenvolvimento Social, Meire Laurindo; os vereadores Marcão da Saúde e enfermeiro Delmiran, que representou a Câmara Municipal de Araraquara; a chefe da Divisão de Saúde Mental, Gláucia Dias Harteman; e a chefe de Divisão do CEREST, Mônica Fernanda Favoreto da Silva.

Ao abordar os fatores de riscos psicossociais no trabalho, o encontro promoveu reflexões sobre organização laboral, relações profissionais e condições de trabalho, destacando a importância da prevenção e da identificação precoce de sinais de estresse e esgotamento emocional.

Com ações como essa, a administração municipal reafirma o compromisso de construir ambientes institucionais mais saudáveis, humanos e atentos ao bem-estar daqueles que atuam diariamente a serviço da população.