Márcia Lia refaz denúncia falta de medicamentos

De acordo com a vereadora, em algumas unidades de saúde não há remédios desde fevereiro deste ano

16/12/2011 - 03h38

A vereadora Márcia Lia (PT) volta a denunciar que, na maioria das 23 unidades de saúde do município, estão faltando medicamentos. Em novembro, ela já havia relatado o problema que a levou a ingressar com uma representação ao Ministério Público, pedindo para que seja reestabelecida a assistência de saúde em Araraquara.
Márcia Lia conta que refez o levantamento da situação e constatou a falta de Sustrate, Captopril, Cinarizina, Slow K, Estriol, Isordil, Atenolol, Sulfato Ferroso, Sinvastatina, Omeprazol, Hidroclorotiazida, Metformina, Miconasol, Atensina, Aldactone, Dipirona e Propanolol.  
“São medicamentos para hipertensão e diversos problemas cardíacos, analgésicos e antipiréticos (febre), úlcera duodenal, úlcera gástrica, esofagite de refluxo, anemias, reposição hormonal, alergias, rinites, diabetes e outros. As pessoas, sobretudo as mais carentes, necessitam desses medicamentos e não encontram. Isso é um absurdo que não pode continuar”, afirma. 
De acordo com a vereadora, “algumas das unidades ainda estavam com problemas no abastecimento de itens como luvas e equipamentos, soro fisiológico e soro glicosado, além de haver a reclamação de que a falta de medicamentos já se estende desde fevereiro desse ano”.
A parlamentar relata que “algumas unidades não fizeram parte do levantamento, pois os funcionários informaram que se encontravam proibidos de fornecer informações por temerem represálias e até exoneração”. Para Márcia Lia, trata-se “de falta de respeito com aposentados e pessoas pobres de nossa cidade que dependem do fornecimento de remédios por parte do Poder Público; essas pessoas estão completamente desassistidas”.