Briga acirrada pela ponta

16/12/2011 - 03h39

Unitri/Universo, Itabom/Bauru e Paulistano/Unimed seguem firmes na luta pela liderança do NBB. Os mineiros superaram o São José/Unimed/Vinac, por 97 a 94, e chegou a sua sétima vitória em nove jogos no NBB (77,8% de aproveitamento), possuindo apenas uma derrota a mais que os líderes Pinheiros/SKY e Flamengo. 
A dupla de norte-americanos Robby Collum e Robert Day foi o principal destaque do Uberlândia na partida, com 23 e 19 pontos, respectivamente. Mas o grande cestinha da partida foi o pivô do São José, Murilo, que anotou 29 pontos e, ainda, pegou 14 rebotes, encerrando o confronto com um duplo-duplo.
"Nosso objetivo sempre foi chegar entre os quatro primeiros para podermos disputar o Torneio Interligas, mas, com certeza, temos grandes chances de chegar à liderança. Estamos a apenas uma derrota dos líderes e estamos só esperando por um tropeço deles para podermos assumir a primeira posição", afirmou o pivô do Uberlândia, Lucas Cipolini.
Nos outros confrontos que envolveram times que estão no topo da tabela, o Itabom/Bauru e o Paulistano/Unimed venceram e chegaram a sexta vitória em oito jogos (75% de aproveitamento). O Bauru, no entanto, fica com a quarta colocação, pois supera o rival da capital de São Paulo nos critérios de desempate.
Nesta quinta, o Bauru venceu o Winner/Limeira, fora de casa, por 75 a 69. Os destaques do da equipe foram o armador Larry Taylor, cestinha do jogo com 19 pontos, o ala/pivô Douglas Nunes e o pivô Jeff Agba, que anotaram um duplo-duplo cada um. Douglas teve 18 pontos e 12 rebotes, enquanto Jeff marcou 14 pontos e 13 rebotes. Outro que também teve dois dígitos em dois fundamentos foi o pivô do Limeira, Daniel Alemão, que anotou 13 pontos e 12 rebotes. 
Já o Paulistano superou o Minas Tênis Clube, em casa, por 88 a 83. A dupla da equipe paulista formada por Eddy e Felipe se destacou, com 22 e 20 pontos respectivamente. Felipe também marcou um duplo-duplo com mais 12 rebotes. 
Porém, o cestinha do jogo foi o ala argentino do Minas, Luciano Gonzalez, que anotou 30 pontos.
Outro time que segue muito bem na competição é o estreante Liga Sorocabana, que venceu o Araraquara, fora de casa, por 78 a 72. O armador norte-americano do time de Sorocaba, Kenny Dawkins, foi o principal pontuador do jogo com 19 pontos.
Falando em estreante, o Tijuca/Rio de Janeiro conquistou a terceira vitória na temporada ao bater, em casa, o Vila Velha/Garoto/BMG, por 76 a 64. O ala da equipe carioca, Diego Conceição, foi o grande nome da partida, anotando 25 pontos
Fechando a rodada, o Vivo/Franca conseguiu a segunda vitória consecutiva ao superar o Cia. do Terno/Romaço/Joinville, por 91 a 87, na prorrogação. A equipe chegou a sua terceira vitória em nove jogos disputados e igualou o aproveitamento de Tijuca e Minas, que aparecem logo a frente na tabela. Os jogadores francanos Ricardo Probst, Kevin Sowell e Eddie Basden foram os destaques, com 15 pontos cada. 


Confira os resultados da nona rodada do NBB:

15/12 (quinta-feira)

Pinheiros/SKY 70 x 68 Uniceub/BRB/Brasília
Tijuca/Rio de Janeiro 76 x 64 Vila Velha/Garoto/BMG
Paulistano/Unimed 88 x 83 Minas
Unitri/Universo 97 x 94 São José/Unimed/Vinac
Araraquara 72 x 78 Liga Sorocabana
Winner/Limeira 69 x 75 Itabom/Bauru
Vivo/Franca 91 x 87 Cia. Do Terno/Romaço/Joinville