Assistência Social realiza ações com famílias do São Rafael II

16/12/2011 - 03h44

A Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, desenvolve com as famílias do conjunto habitacional do Jardim São Rafael II diversas atividades socioeducativas.
O bairro está localizado na área de cobertura do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS Selmi Dei, que com a entrega das novas moradias, recebeu mais um assistente social e uma psicóloga para realizar algumas atividades pontuais, tais como visitas domiciliares e grupos socioeducativos com famílias e crianças.
Entre as ações propostas e coordenadas pela equipe da secretaria municipal está a formação de um grupo de mulheres que se reúne, desde agosto, semanalmente na EMEF “Gilda Rocha de Mello e Souza”, localizada no Jardim Indaiá.
Durante os encontros, as participantes e os profissionais do CRAS abordam temas como transferência de renda (Bolsa Família, Renda Cidadã, Ação Jovem), educação, transporte, segurança e saúde, entre outros.
Segundo levantamento da Gerência de Proteção Social Básica, 213 famílias do São Rafael II já receberam algum atendimento no CRAS do Selmi Dei.
O secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, afirma que esse diálogo é positivo e fomenta as ações que serão implantadas para atender aquela comunidade. 
“As situações que vem sendo apontadas pelos moradores necessitam não somente da intervenção da Política de Assistência Social, mas de um trabalho conjunto entre todos os setores, tal como vem sendo discutido pelo Gabinete de Gestão Integrada do Município – GGI, onde algumas ações que competem às demais políticas públicas já estão sendo contempladas”, ressalta Porsani.
Ainda de acordo com o secretário, o município foi contemplado com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2 do Governo Federal, para a instalação da Praça dos Esportes e da Cultura (PEC) e um novo CRAS, que serão implantados na região do São Rafael.
“Esse é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital”, explica o secretário. O funcionamento da nova estrutura está previsto para ter início no segundo semestre de 2012.