Araraquara marca presença na Conferência Nacional de Juventude

Fotógrafo: João Pires/LBF
17/12/2011 - 02h58

Delegados eleitos em todo o País representaram a juventude de seus estados na 2ª Conferência Nacional de Juventude, que aconteceu de 9 a 12 de dezembro, em Brasília. Durante os quatro dias, cerca de 3 mil jovens compartilharam a realidade de suas regiões, discutiram Políticas Públicas de Juventude e defenderam suas propostas.
O presidente do Comjuve (Conselho Municipal de Juventude de Araraquara), Iago Tavares, que representou o município, avalia que a Conferência foi um espaço em que foi possível a troca de experiências. 
“Dialoguei com jovens de todos os estados, com realidades e demandas muito diferentes da nossa. Isso nos traz um grande benefício, pois pudemos compartilhar muitas ideias”, comentou o presidente.
Para a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, a juventude brasileira sempre foi protagonista de grandes momentos da história, na defesa da democracia, da liberdade e da diversidade da cultura. 
“A realização da Conferência é um sinal de que a juventude brasileira não está apática ou alienada. Com bandeiras cada vez mais diversificadas, e com muita disposição de discutir os rumos do país, é também uma mensagem de que os jovens seguem acreditando que é preciso participar da política para aprofundar as mudanças que tanto sonhamos”, salientou.
Dentre as demandas mais defendidas na Conferência Nacional, prevaleceram a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução salarial, a destinação de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) para a Educação e a garantia do direito de meia-entrada aos estudantes.