Araraquara é destaque no Estado como exemplo de gestão pública

A cidade está entre as 16 finalistas para conquista do Prêmio “Municípios Que Fazem Render Mais”, conferido pela FGV e FIESP

Fotógrafo: João Pires/LBF
17/12/2011 - 03h00

O prefeito Marcelo Barbieri recebeu, esta semana, um ofício do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) anunciado que Araraquara está entre os 16 finalistas para a conquista do Prêmio “Municípios Que Fazem Render Mais”. 
O Prêmio é uma parceria entre a FGV e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e objetiva identificar e disseminar os esforços voltados à melhoria da capacidade de planejamento e gestão, à democratização, e à prestação de serviços de qualidade aos cidadãos, entre outros objetivos, de forma a conferir reconhecimento às prefeituras do Estado de São Paulo que vêm desenvolvendo boas práticas de gestão pública. 
De acordo com o prefeito Marcelo, até o mês de fevereiro Araraquara deve receber a visita de pesquisadores da FGV para avaliar in loco as ações que estão sendo desenvolvidas a fim de elaborar um relatório que vai subsidiar a escolha dos premiados. Oito administrações municipais deverão ser premiadas, sendo até três municípios com mais de 50 mil habitantes, até três municípios entre 50 mil e 250 mil habitantes e até dois municípios a partir de 250 mil habitantes. 
“Araraquara tem promovido ações que garantem um crescimento sustentável da economia em longo prazo, planejando o desenvolvimento urbano e a expansão da cidade para o futuro. Apresentamos ações que mostram que o poder público contribui diretamente para o desenvolvimento do município, como os programas de capacitação profissional, o apoio a micro e pequenas empresas e aos produtores rurais, as ações que facilitam o processo de instalação de grandes empresas, o programa Internet Para Todos e os investimento em infraestrutura, saúde, educação, meio ambiente e saneamento”, afirma o prefeito Marcelo.
Sob a coordenação do Centro de Estudos em Administração Pública e Governo da FGV-EAESP foi feita e escolha dos municípios finalistas entre os 74 participantes a partir dos indicadores de gestão municipal e de dois questionários respondidos pelas prefeituras. O objetivo é fazer com que os municípios possam expor suas práticas possibilitando a troca de experiências para melhoria da gestão pública. Mais de 300 municípios se inscreveram, mas somente 74 conseguiram responder o questionário. 
O Comitê analisou os materiais com foco nas dimensões consideradas nesta edição do Prêmio: sustentabilidade (capacidade de institucionalização), transparência, participação popular, contribuição para o desenvolvimento local, custeio e qualidade do investimento, e responsabilidade fiscal e social. Para subsidiar o processo, um amplo conjunto de indicadores públicos relacionados às realidades econômica, social e de gestão municipal foi também utilizado.
“A seleção de Araraquara é um reconhecimento de que estamos no caminho certo, utilizando os recursos dos impostos pagos pela população da melhor forma possível, planejando ações que possibilitem o desenvolvimento da cidade e beneficiem diretamente a população”, avalia o prefeito.

Confira os municípios finalistas:
Aguaí, Araçatuba, Araraquara, Catanduva, Embu das Artes, Guararema, Ilha Solteira, Itapetininga, Monte Mor, Santo Antonio da Alegria, Santos, São Carlos, São João da boa Vista, São José dos Campos, Sud Menucci, Taboão da Serra.