Operação conjunta lacra três bares em Américo

Autor: Thiago Diniz
Fotógrafo: João Pires/LBF
20/12/2011 - 03h54

Uma operação conjunta envolvendo Polícia Militar (PM), Conselho Tutelar, Vigilância Sanitária e Setor de Tributos da Prefeitura culminou no fechamento de 3 bares de Américo Brasiliense, na noite de sexta-feira, dia 16, por irregularidades no alvará de funcionamento. Dois deles estão localizados no Jardim Vista Alegre, sendo o terceiro no Centro da cidade.   A reportagem da Gazeta de Américo acompanhou a operação, que fiscalizou 10 bares e 21 veículos em diversos pontos da cidade. Mais de 100 pessoas foram abordadas, sendo cinco delas menores de idade. Três infrações de trânsito também foram aplicadas, uma máquina de som – destas que costumam ficar em bares – e uma mesa de sinuca foram apreendidas. De acordo com dados da PM, em alguns desses bares tinham sido registrados boletins de ocorrência, após reclamação de vizinhos incomodados com barulho. Outros têm denúncia até mesmo de tráfico de drogas.
“O objetivo dessa operação é atender a diversas reclamações de moradores em vários órgãos do município. Nossa intenção é diminuir os índices de ocorrências envolvendo armas, drogas e menores consumindo bebida alcoólica, coibindo assim a violência”, disse o comandante da Polícia Militar de Américo Brasiliense, tenente Ricardo domingos Junior.
Ele avaliou que o resultado da operação foi positivo. “Foi positivo porque o nosso objetivo não foi prender ninguém, mas sim, mostrar para a sociedade que estamos trabalhando e, que, quem está irregular, será punido. Estamos dando uma resposta para a população”, disse.
Quatro conselheiros tutelares acompanharam a ação e surpreenderam um menor de 14 anos num bar, no Jardim São José. O garoto, que há tempos vem sendo assistido pelo Conselho, foi encaminhado para a casa da avó, que mora no mesmo bairro. A operação contou com 4 viaturas da Polícia Militar e 10 policiais. A PM de Santa Lúcia apoiou o comando de Américo nesta ação.