Representantes do Grupo 100 Città e União Européia visitam Araraquara e debatem parceria

20/12/2011 - 03h56

Na sexta-feira (16) ocorreu a visita do coordenador do grupo europeu 100 Città Antonio Maspola e da representante da União Européia Ana Almeida, onde avaliaram a realização do curso de capacitação “Formação sobre as relações de gênero para mulheres em situação de violência doméstica no município de Araraquara”. O curso ocorreu neste ano e formou 100 mulheres da comunidade e 100 funcionários públicos.
O curso de capacitação foi voltado ao combate à violência e contou com financiamento do grupo italiano 100 Città e da União Européia. A convite da Prefeitura de Araraquara a Ong Cedro Mulher foi responsável pela execução do projeto em regime de parceria com o Poder Público.
Sobre o encontro a presidente da Ong Cedro Mulher Edna Martins declarou “neste ano foi concluído o curso onde pudemos capacitar funcionários e mulheres da comunidade, lançamos também a campanha Mulheres Sem Medo neste mês de novembro, esta parceria internacional do grupo 100 Città é muito positiva para nossa cidade, estamos agora em diálogo para debater como podemos continuar este trabalho para os próximo anos”.

Visita

Pela manhã, em reunião no 6° andar da Prefeitura Municipal de Araraquara, estiveram presentes o coordenador do programa 100 Cittá, Antonio Maspoli, a presidente do Cedro Mulher Edna Martins, a representante da União Européia Ana Almeida, a coordenadora executiva de políticas públicas para as Mulheres Valéria Brogna, o secretário municipal de governo Luiz Zacarelli, a conselheira do Conselho Municipal da Mulher Eda Lombardi e demais lideranças políticas.  A comitiva visitou ainda o Centro de Referência da Mulher, o Espaço kaparaó e a Fábrica Lupo.
Maspoli elogiou a realização do projeto em Araraquara e declarou que o curso contemplou os objetivos do projeto do 100 Città “construímos uma grande rede para o desenvolvimento de projetos em várias localidades do mundo, nosso objetivo é fortalecer as políticas públicas, é a composição de redes de articulação em torno do governo e da sociedade civil, assim em Araraquara  foi estabelecida uma parceria entre a Prefeitura de Araraquara e a ONG Cedro Mulher”.

Trabalho Contínuo

Sobre os desdobramentos do curso de capacitação Edna Martins afirmou “criamos um grupo que trabalho na implementação da notificação compulsória e do protocolo de atendimento, este grupo foi fruto imediato da realização do curso 100 Città neste ano, um dos resultados com o grupo de funcionários públicos, o protocolo visa melhorar o atendimento às mulheres vítimas de violência colocando em dialogo cada serviço oferecido pelo Poder Público, já a notificação contribui na obtenção de dados sobre a violência doméstica e no acompanhamento dos casos atendidos pelo serviço público”. 
Edna Martins explica ainda que outro resultado do projeto foi a constituição de parceria com a Empresa Lupo, onde foi firmado um programa de estágio para as mulheres que concluíram o curso de capacitação 100 Città, o acordo foi assinado no dia 1º de julho, pelo prefeito Marcelo Barbieri e pela diretora-presidente da Lupo, Liliana Aufiero, o acordo prevê uma cooperação técnica que visa a capacitação profissional de mulheres em situação de risco social e econômico.