Finalíssima do Talentos nos Bairros 2011 revela novos artistas

Fotógrafo: João Pires/LBF
20/12/2011 - 04h00

No domingo (18), foi realizada a final do II Talento nos Bairros – projeto da Prefeitura de Araraquara - realizado pela Secretaria Municipal da Cultura, Fundart e Coordenadoria de Participação Popular - que tem por objetivos principais valorizar e mapear novos talentos artísticos da cidade. A final foi realizada no Melusa Clube, parceiro da Secretaria Municipal da Cultura e Fundart na realização da final 2011.
A secretária municipal da Cultura, Euzânia Andrade, representando o prefeito Marcelo Barbieri, disse que o governo implantou este projeto “com o intuito de mostrar para Araraquara que temos uma imensa representatividade de novos artistas em várias linguagens e que muitas vezes são desconhecidos pelo meio artístico. Dessa forma, temos a certeza que este projeto vem cumprindo com um papel importante na divulgação e estímulo para aqueles que se interessam em se desenvolver na carreira”.
Para encontrar os talentos da cidade, o projeto percorreu os bairros onde acontece o Governo Popular nos Bairros. Este ano foram sete bairros participantes: Jardim Paraíso, Hortênsias, São Rafael II, Maria Luiza, CECAP, Cruzeiro do Sul e Assentamento Bela Vista.
Instituído em 2010 pela Prefeitura de Araraquara, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, Fundart e Coordenadoria de Participação Popular, o projeto foi iniciado, nesta edição de 2011, com 42 participantes até chegar aos finalistas.
Foram 25 artistas na final, sendo 14 na categoria Música Adulto, 03 em Música Infanto Juvenil , 06 em Dança Infanto Juvenil , e 02 em Outros (circo e desenho).
Os vencedores foram os seguintes: na categoria Música Juvenil, Zafithally (1º lugar, representante do Jardim São Rafael) e Suelen (2º lugar, representante do Jardim Del Rey); em Dança Juvenil , Star Dance (1º lugar, representante do Jardim Cruzeiro do Sul) e Dança Country (2º lugar, representante do Jardim São Rafael II); em Arte Circense , José Mário (1º lugar, representante do Jardim Cruzeiro do Sul); em Música Playback, Fabíola (1° lugar, representante do Jardim Maria Luiza) e Cotidiano do Gueto (2º lugar, representante do Jardim Maria Luiza); em Instrumental, Banda H48 (1º lugar, representante do CECAP) e Walmir (2º lugar, representante do Águas do Paiol). 
O júri da final foi composto por profissionais das diferentes áreas artísticas: Renata Crespi (vice-presidente do Conselho Municipal de Cultura), Marco Daniel (coordenador do Orçamento Participação Popular), Júlio César (representando a Rádio Morada), Cláudio Renato Flávio Simões (secretário de Desenvolvimento Econômico de Borborema), Ricardo Leão e Eliana Guerra (educadores sociais das Oficinas Culturais Municipais).
“O projeto finaliza com uma premiação justa, com um corpo de jurado competente, selecionando os melhores trabalhos. O fato de poderem apresentar em uma estrutura profissional, com todos os recursos técnicos de luz e som, proporciona oportunidades ao indivíduo de mostrar e explorar toda a sua potencialidade. Se não ganha o prêmio, ganha a experiência, a oportunidade de mostrar seu trabalho. Queremos cada vez mais aproximar as pessoas da arte”, finaliza a secretária da Cultura.