Convênio garante capacitação de profissionais da rede de atendimento às mulheres

Curso está previsto para 2012 e dá continuidade à implementação do Protocolo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência

Fotógrafo: João Pires/LBF
20/12/2011 - 04h06

O prefeito Marcelo Barbieri acaba de firmar convênio com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, com o objetivo de garantir a capacitação de 200 profissionais que compõem a rede local de atendimento às mulheres vítimas de violência.
O curso de capacitação está previsto para 2012 e pretende esclarecer os profissionais que compõem a rede de atendimento, dando-lhes uma visão estruturada sobre o caso e as ferramentas distintas para atuarem com maior efetividade, além de capacitá-los para trabalharem com novas tecnologias e ferramentas utilizadas no ambiente público.
A medida dá continuidade à implementação do Protocolo de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, fortalecendo o combate à agressão doméstica e familiar.
O Protocolo de Atendimento à Mulher contempla a criação de uma rede integrada de serviços e ações com o intuito de oferecer melhor atendimento para as vítimas de violência.

Cooperação

Vale destacar que, no ano de 2009, a Prefeitura de Araraquara passou a integrar o consórcio 100 Città, um programa de cooperação internacional promovido pela cidade de Torino, representante da ANCI (Associação Nacional de Prefeituras Italianas), e da província de La Spezia, representante da UPI (União de Províncias Italianas), em colaboração com a Presidência da República, o Ministério das Cidades e a Agência Brasileira de Cooperação. 
O programa visa ao fortalecimento das políticas públicas para as mulheres em situação de violência doméstica e já capacitou 200 pessoas em Araraquara, por meio de parceria com a ONG Cedro Mulher.