Projeto de Massafera dá o nome Oacyr Ellero à escola do Pinheiros

Autor: Thiago Diniz
Fotógrafo: João Pires/LBF
21/12/2011 - 03h00

O deputado estadual Roberto Massafera apresentou projeto de lei na Assembleia Legislativa que homenageia um dos maiores educadores de Araraquara, o professor Oacyr Antonio Ellero. Pelo projeto, seu nome será dado à Escola Estadual em construção no Jardim Alto de Pinheiros.
“Professor Ellero dedicou sua vida a transformar centenas de seus alunos em cidadãos melhores, mais capacitados a concretizarem seus sonhos na vida profissional, social e pessoalmente. Merece o reconhecimento de Araraquara e nada melhor do que eternizar o seu nome em uma escola”, considerou Massafera.

Biografia - Com a mulher Sylvia Arini Ellero, o professor Oacyr Antonio Ellero teve os filhos Sylvia Maria Ellero, Oacyr Antonio Ellero Jr., Sylvana Maria Ellero, Joacyr Pedro Ellero e Moacyr Theodoro Ellero.
Cursou o primário e ginásio, atual ensino fundamental, no Grupo Escolar Morais Barros e Ginásio Estadual de Itápolis. Fez o curso de formação de professores no Instituto de Educação Estadual “Valentin Gentil”, de Itápolis, e o curso de contabilidade na Escola do Comércio de Taquaritinga.
Formou-se em Direito na Universidade Federal de Niterói; e em Pedagogia com especialização em Administração Escolar, Magistério e Supervisão, na Faculdade Nossa Senhora Medianeira (Fundação Anchieta), em São Paulo; além de Biologia na Faculdade “José Vieira” de Machado, em Minas Gerais.
Durante sua carreira, na década de 1950, foi secretário do Hospital e Maternidade “São Lucas” de Itápolis; secretário e responsável pela direção do Ginásio Estadual de Tabatinga, atual EEPSG “Prof. Abdalla Miguel”.
Por concurso público assumiu em 1966 o cargo de secretário do Instituto de Educação “Bento de Abreu” (IEBA), atual EEPSG “Bento de Abreu”, onde assumiu a direção da unidade em diversas oportunidades além de ministrar aulas para diversas turmas, inclusive das EEPG’s “João Batista de Oliveira” e “Narciso da Silva César”, entre outras.
Em 1979, o professor Oacyr prestou outro concurso público e assumiu o cargo de Professor Secundário da Escola Estadual “Força Aérea Brasileira”, em São Paulo. No ano seguinte, também por concurso, foi transferido para a Escola Estadual “Profa. Antonia Eugênia Martins, em Araraquara. Aposentou-se por tempo de serviço em 1987 na escola “Carlos Baptista Magalhães”.
Após aposentar-se, por convite da direção da escola, permaneceu admitido em caráter temporário (ACT). Ainda exerceu essa função em diversas escolas como Augusto da Silva Cézar, Eunice Sampaio Peixoto, Florestano Libutti, Victor Lacorte e Dr. João Pires de Camargo, onde veio aposentar-se proporcionalmente em 1998.
Oacyr Ellero também suplente de vereador pelo PPB (Partido Progressista Brasileiro), assumindo o mandato na Câmara Municipal de Araraquara em várias ocasiões. Em 1992, a Casa concedeu-lhe o Título de Cidadão Araraquarense nos termos do Decreto Legislativo 282, de 21 de fevereiro de 1992.