Guarda Civil Municipal de Araraquara realiza palestra sobre os riscos do cerol

Durante período de férias aumentam ocorrências envolvendo o uso da cola com vidro

22/12/2011 - 03h42

"A Guarda Civil Municipal de Araraquara realizou palestra de orientação e prevenção para um grupo de moradores do Jardim São Rafael sobre o tema "riscos do cerol" e também sobre a legislação e punições desta "brincadeira" que pode ser fatal.
Na ocasião foram mostrados pelos GCMs Marcos e Ribas, vídeos educativos e situações de acidentes envolvendo motociclistas, ciclistas e até mesmo pedestres que foram atingidos por essa mistura, ou seja, vidro e cola, combinação que torna a linha usada para soltar pipas, uma verdadeira arma podendo causar acidentes graves e até a morte.
Vale lembrar que usar, vender, oferecer ou confeccionar esta substância é crime passível de multa e se alguém for vitimado nestas circunstâncias, o autor poderá responder por lesão corporal e até mesmo por homicídio.
“Em nossa cidade a fiscalização desta prática é feita principalmente pela Guarda Civil Municipal que no decorrer do ano, em especial nos períodos de férias, intensifica e muito este trabalho recolhendo o material, qualificando os envolvidos e orientando sobre os riscos desta substância, lembrando que a multa prevista para esta prática em nosso município é de 5 UFM, algo em torno de R$ 170, 00” informaram os guardas.
As férias estão aí e eles ressaltam que cabe também aos pais orientarem seus filhos sobre todas as consequências do uso de cerol, ou cortante como é popularmente conhecido, e que esta "brincadeira" pode causar sérias lesões ou até mesmo a morte de uma pessoa.
“Soltar pipas não é crime, trata-se de uma brincadeira milenar e ocorre no mundo todo, porém algumas precauções são importantes para se evitar acidentes que podes ser fatais” informaram os Guardas Marcos e Ribas, que aproveitaram para passar algumas dicas a população.
Com o intuito de diminuir esta prática, a Guarda Civil Municipal de Araraquara se coloca a disposição de escolas, entidades diversas, associações e da sociedade como um todo para a realização de campanhas e palestras sobre o tema. Para isso, os interessados deverão entrar em contato com a Guarda Civil Municipal através do telefone 08007700155.
Marcos e Ribas encerraram dizendo que esperam que num futuro muito próximo, possam comemorar a extinção do cerol não só em Araraquara, mas também em todo o Estado e País, pois, afinal de contas, “o que está em jogo é nada mais nada menos do que a vida de pessoas inocentes".

DICAS 

- não subir em lajes, telhados ou muros;- não soltar pipas próximo de redes elétricas;- procurar um local adequado, longe de fios e ruas movimentadas;- e acima de tudo, jamais se utilizarem do cerol.