Ação ocorre no Horto nos dias 28 e 29 de julho e, no Parque Pinheirinho, a partir de 3 de agosto; operação integra as medidas de prevenção a incêndios florestais e conservação ambiental
Fotógrafo: Assessoria de Comunicação da Prefeitura
21/07/2026 - 19h11
O Corpo de Bombeiros, em parceria com a Prefeitura de Araraquara, por meio da Defesa Civil e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, realizará uma queima prescrita na Estação Experimental de Araraquara, conhecida como Horto Florestal, nos dias 28 e 29 de julho, com início previsto para as 9h. A ação será realizada na área localizada entre as ruas Vereador Mario Ananias e José Barbieri Neto, na Chácara Flora. A partir do dia 3 de agosto, às 8h30, o procedimento será executado no Parque Pinheirinho, e terá duração de três a quatro dias, conforme as condições climáticas.
A queima prescrita, também conhecida como queima controlada, é uma técnica de manejo do fogo utilizada para reduzir o risco de incêndios florestais, conservar ecossistemas e contribuir para a preservação da fauna e da flora. A atividade é previamente planejada, monitorada e conduzida por equipes especializadas, seguindo protocolos de segurança que garantem o controle da operação.
A técnica reduz o material vegetal seco que serve de combustível para o fogo, diminuindo a probabilidade de incêndios de grandes proporções e protegendo áreas de vegetação nativa e de preservação permanente. As áreas escolhidas para a realização da queima apresentam histórico de ocorrências de incêndios florestais.
Durante a atividade, a população não deve acionar o Corpo de Bombeiros ao identificar fumaça nas áreas onde será feito o manejo do fogo, pois as equipes já estarão nos locais.
Os órgãos envolvidos destacam que a realização da queima prescrita está sujeita às condições climáticas. Em caso de chuva, ventos fortes ou outras situações que comprometam a segurança da operação, a atividade poderá ser cancelada ou adiada.
Colaboração e denúncias
A Defesa Civil reforça que a colaboração da população é essencial para prevenir queimadas e incêndios. Entre as principais recomendações estão manter terrenos limpos, evitar o acúmulo de vegetação seca e outros materiais combustíveis, não utilizar fogo para limpeza de áreas, não queimar lixo e não descartar bitucas de cigarro em locais de vegetação.
Denúncias podem ser feitas pelos seguintes canais:
Corpo de Bombeiros: 193 (em situações emergenciais de combate a incêndios)
Guarda Civil Municipal: 153
Defesa Civil: 199
Cetesb: (16) 3332-2211
Polícia Militar Ambiental: (16) 3331-3797