Prefeitura lança documento modelo para trabalho social

Material se torna referência para desenvolvimento de ações e serviços nos CRAS de Araraquara e região

23/12/2011 - 03h39

O prefeito Marcelo Barbieri lançou, na quarta-feira (21), no 6º andar do Paço Municipal, o documento de Gestão do Trabalho Social dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) no município.
Elaborado pelos gestores das unidades e pela Gerência de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o documento tem como objetivo reorganizar, a partir da sistematização das informações e estratégias de atuação, as ações desenvolvidas nos CRAS.  
O prefeito ressaltou a importância dessa iniciativa para o município. “O documento é um ganho de qualidade no trabalho desenvolvido pelos CRAS. É por meio dessas unidades que desenvolvemos ações eficientes no âmbito da assistência social. Nas regiões atendidas pelos CRAS percebemos a transformação na vida das famílias”, destacou o prefeito.
As diretrizes do documento facilitam a construção dos planos de acompanhamento das famílias atendidas nos CRAS sem comprometer as especificidades de cada território. 
Para o secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Carlos Porsani, nos locais onde funcionam os CRAS uma nova história é construída. “As famílias reconhecem o trabalho de toda a equipe envolvida”. Porsani fez questão de ressaltar o apoio do prefeito Marcelo as ações da Assistência Social e também a dedicação de todos os profissionais.
O documento já é considerado um referencial para a aplicação dos serviços dos CRAS também nas cidades da região. O material foi entregue pelo prefeito Marcelo e pelo secretário Porsani à diretora da Divisão Regional de Assistência e Desenvolvimento Social (Drads) de Araraquara, Andréa Pastore, que encaminhará o documento aos municípios de abrangência do órgão.

Crescimento

Atualmente, a cidade conta com seis CRAS, que atendem nos bairros Hortênsias; Parque São Paulo; Selmi Dei; Vale do Sol; Yolanda Ópice e Maria Luiza; sendo que este último construído e entregue em março deste ano serve de modelo para o Estado. 
A Prefeitura irá construir novas sedes para os CRAS do Hortênsias e do Parque São Paulo, eleitas no Orçamento e Participação Para Todos (OP), além de outras novas unidades nos bairros Cruzeiro do Sul, Indaiá e no Assentamento Bela Vista.
A gerente da Proteção Social Básica, Maria Cecília Sambrano, ressaltou o empenho do prefeito Marcelo Barbieri e do secretário Porsani em relação à adequação das equipes dos CRAS para a garantia de um bom atendimento à população. 
“A atual Administração tem um olhar diferenciado, priorizando a construção e consolidação dos equipamentos de assistência social em bairros com população vulnerável”, observou Cecília.
Acompanharam o lançamento do documento os secretários municipais Ronaldo Napeloso (Agricultura); Luiz Zaccarelli (Governo) e Ricardo Santos (Negócios Jurídicos), o chefe de Gabinete Antonio Martins, além de profissionais de todos os CRAS, autoridades e convidados.