Desenvolvimento de Araraquara é destaque nacional em 2011

Fotógrafo: João Pires/LBF
24/11/2011 - 02h56

Araraquara vem ganhando destaque no cenário nacional neste ano de 2011. A cidade tem vivido um bom momento econômico e conquistado reconhecimento como consequência da boa gestão que está sendo empreendida no município.
Atualmente, Araraquara desponta como a terceira cidade mais desenvolvida do País, segundo levantamento da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). A pesquisa foi divulgada em novembro e teve como bases estatísticas o ano de 2009 nos segmentos Educação, Saúde, Emprego e Renda.
De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, a administração municipal tem trabalhado para impulsionar o crescimento da cidade, atrair empresas e gerar novos postos de trabalho, além de investir em obras que visam manter a qualidade de vida da população.
A Morada do Sol também foi contemplada este ano com o prêmio de “As 100 cidades mais sustentáveis do Brasil”, conferido pela Associação Nacional dos Prefeitos e Vice-Prefeitos da República Federativa do Brasil (ANPV), com o apoio do Senado Federal e da Câmara dos Deputados.
Araraquara também esteve entre as nove cidades brasileiras convidadas a participar do Fórum Smarter Cities 2011, realizado pela IBM, no Rio de Janeiro, em novembro. O encontro reuniu líderes do governo e do meio empresarial das cidades que mais progridem na América Latina.
Além disso, a cidade está entre as 16 finalistas do Prêmio "Municípios que Fazem Render Mais", da Fundação Getúlio Vargas (FGV) em parceria com a Fiesp. O resultado, previsto para sair em 2012, confere reconhecimento às prefeituras do Estado de São Paulo que vêm desenvolvendo boas práticas de gestão pública.

Empreendedorismo
Considerada um dos Centros Regionais do Estado de São Paulo, sendo referência para as cidades localizadas em seu entorno, Araraquara tem despontado como um dos mais importantes pólos de logística e de alta tecnologia do Estado, atraindo grandes empresas, o que vem fomentando a criação de novos postos de trabalho e a diversificação do mercado.
Entre os grandes empreendimentos que se instalaram efetivamente na cidade este ano ou que estão aportando por aqui, destaque para a matriz brasileira da multinacional Big Dutchman, para a líder nacional Usina Fortaleza e a espanhola THT Puertas, além da expansão da Multiaços, da parceria entre as mundialmente conhecidas Iesa e Hitachi na fabricação de trens e dos novos Call Centers.
A cidade também figura como recordista regional em criação de empregos formais no primeiro semestre de 2011, conforme levantamento da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp). Dos 26.150 postos de trabalho criados de janeiro a junho deste ano na região, 12 mil foram registrados em Araraquara, alta de 24,3% em relação ao mesmo período de 2010.
Este ano, Araraquara também viu crescer o contingente de mulheres empreendedoras que se formalizaram junto à Prefeitura dentro da categoria Micro Empreendedor Individual (MEI). O número saltou de 22,2% em 2009 para 42,61% em 2011.O MEI, por sua vez, é um segmento que vem ganhando bastante destaque na cidade. O ano de 2011 registra a formalização de mais de 420 MEIs, contra 334 do ano passado e nove em 2009.
Outro dado que reforça o desenvolvimento econômico da cidade é a quantidade de alvarás expedidos pela Sala do Empreendedor da Prefeitura. Criado para desburocratizar os trâmites para a abertura de novas empresas, o espaço já emitiu mais de 7.900 alvarás desde o início de seu funcionamento, em 2009. 
Infraestrutura
Em 2011, a cidade passou a contar com um dos maiores centros de convenções do país, o Centro Internacional de Convenção de Araraquara Dr. Nelson Barbieri. Com 5 mil metros quadrados, o espaço integra o projeto de revitalização do Centro de Eventos de Araraquara e Região (Cear), que prevê ainda construção de hotel, shopping e torres residenciais por parte da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), formando um complexo de turismo e negócios com investimento inicial de R$ 135 milhões, podendo chegar a R$ 350 milhões.
Outros importantes empreendimentos de infraestrutura urbana, atualmente em andamento, são o terminal intermodal de transporte ferroviário, com inauguração prevista para janeiro de 2012, e a Subestação Araraquara 2, a segunda maior do País, com capacidade de gerar 3.250 megawatts de energia.
A cidade se prepara, ainda, para contar com um novo contorno ferroviário e com um novo terminal de passageiros, que será construído no Aeroporto Estadual Bartolomeu de Gusmão, com previsão de funcionamento para o segundo semestre de 2012 e vôos regulares operados pela Azul Linhas Aéreas.
“Realizamos uma gestão focada no planejamento de metas para que a população possa ser diretamente beneficiada pelo crescimento econômico da cidade. Trabalhamos intensamente em 2011 desenvolvendo ações que possam trazer qualidade de vida para a população. Além de obras, são novos programas, novos equipamentos, mais serviços e melhor atendimento à população”, afirma o prefeito Marcelo.