Lançamento do 9o. Consetrans acontece no Palacete das Rosas Paulo Silva

Durante solenidade, prefeito Marcelo Barbieri ressalta importância de campanha envolvendo a rede escolar

16/03/2011 - 02h46

Na manhã dessa terça-feira (15), o prefeito Marcelo Barbieri lançou oficialmente a 9ª edição do Consetrans (Concurso Sobre Segurança e Educação no Trânsito de Araraquara), em cerimônia realizada no Palacete da Rosas - Paulo A. C. Silva.
Ao lado de diversas autoridades educacionais, policiais e da Câmara Municipal, entre outros agentes da campanha, o prefeito ressaltou a importância do Consetrans, que busca despertar na criança a consciência pelo respeito às normas de trânsito.
Realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), o concurso deste ano traz o tema  ‘Trânsito e Educação: Uma Perfeita Combinação’. “A criança tem um envolvimento maior nesta questão e acaba conscientizando o adulto sobre a necessidade de se respeitar o pedestre e salvar vidas no trânsito”, reforçou Marcelo. 
Participam do Consetrans alunos e professores de educação infantil, ensino fundamental, médio, e de cursos técnicos, das redes particular e pública, além de instituições para pessoas com deficiência e grupos de 3ª Idade.
De acordo com o secretário de Trânsito e Transportes, Cid Monteiro de Barros, o concurso busca incentivar o uso correto do espaço público, o respeito aos direitos e deveres dos cidadãos. “O trânsito é o melhor exemplo prático de cidadania”, resumiu o secretário.
Orlando Mengatti Filho, secretário da Educação, destacou as políticas públicas do atual governo, principalmente no setor educacional, “que buscam aumentar a consciência da população, inclusive para evitar mortes no trânsito”.
Para o presidente da Câmara Municipal, Aluisio Braz, o Boi, a visão do governo do prefeito Marcelo com as melhorias nas estruturas da educação é uma das “pontes fundamentais” para o desenvolvimento do município. “Esta campanha leva a criança a cobrar do adulto uma postura correta no trânsito”, frisou o vereador.
 
Novas melhorias
Ainda de acordo com o prefeito Marcelo, que elogiou os organizadores do Consetrans, o tema deste ano sintetiza a importância da boa formação. “Educação é disciplina, respeito e até uma questão de sobrevivência, principalmente em relação ao trânsito em que o Brasil é recordista mundial nas estatísticas sobre número de mortos”, disse.
O prefeito acrescentou que buscará novas parcerias com a iniciativa privada, e outros convênios com o Estado, para continuar fazendo as “mudanças necessárias que possam melhorar o trânsito e reduzir o número de acidentes e de vítimas na cidade”.
Durante o lançamento do 9º Consetrans, a integrante do grupo Doutores Posto do Riso, Dóris Muriah, realizou uma performance sobre trânsito, e a estudante Thália Cardini, de 9 anos, do CEC Piaquara (Centro de Educação Complementar ), cantou ‘Guarda de Trânsito”, paródia da música ‘Cérebro Eletrônico’, de Gilberto Gil.
Também participaram os vereadores Elias Chediek, Serginho Gonçalves e Lucas Grecco; a dirigente regional de Ensino do Estado, Maria José Zácaro; o 1º sargento da Polícia Militar, José Marco Mauricio; o 2º sargento da Polícia Rodoviária, Fábio Henrique Pereira; o vice-prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Merlos, os secretários Luiz Zaccarelli (Governo); Euzânia Andrade (Cultura); Roberto Pereira (Fazenda) e José Antonio Spera (Comunicação), o coordenador do OP (Orçamento e Participação Para Todos), Marcos Daniel, entre outros representes do governo e da população.
 Cronograma
O Consetrans engloba seis modalidades: pintura e colagem, cartaz, música, maquete, poesia/redação e artes plásticas. Os participantes são divididos por escolaridade e instituição para participação nas modalidades artísticas em duas categorias: individual e duplas.
Cada instituição participante seleciona os melhores trabalhos, segundo critérios próprios que se enquadrem no tema proposto. Os materiais serão analisados por uma comissão composta por convidados da SMTT, que escolherá os vencedores e divulgará o resultado final em setembro.
Ao longo da campanha, a Prefeitura realizará uma série de atividades, como palestras, apresentação de vídeos educativos e contação de histórias, em escolas e instituições da cidade.
Na oitava edição, em 2010, as palestras educativas atingiram 26 mil alunos e 80 escolas e instituições de Araraquara inscreveram 1.141 trabalhos.