Araraquara recebe posto para descarte de medicamentos

Fotógrafo: João Pires/LBF
28/12/2011 - 04h05

Na tarde dessa terça-feira (27), na Drogaria Extra – localizada no interior do Extra Hipermercado - foi realizado o lançamento do programa Descarte Correto de Medicamentos. O programa visa conscientizar o consumidor sobre a importância do destino adequado de medicamentos, que estejam fora de uso ou vencidos, bem como de embalagens primárias.
O prefeito Marcelo Barbieri acompanhou o lançamento do projeto, que tem realização do Grupo Pão de Açúcar, em parceria com Eurofarma Laboratórios. Além do prefeito, a frente de honra foi composta pelo diretor de Relações Institucionais do Grupo Pão de Açúcar, Paulo Pompilio; pelo gerente das operações das drogarias do Grupo Pão de Açúcar, Pedro Paulo Becker Silva; e pelo vereador Aluísio Braz, o “Boi”.
O prefeito destacou que Araraquara é a primeira cidade do interior a receber o projeto do Grupo Pão de Açúcar e que é um orgulho a parceria estabelecida. “Muitas pessoas, infelizmente, ainda não sabem que podem contaminar e prejudicar o meio ambiente com o descarte incorreto de medicamentos”, disse.
De acordo com Paulo Pompilio, Araraquara foi escolhida pelo Grupo Pão de Açúcar e pela Eurofarma para a expansão do programa por possuir perfil adequado e preocupação com o meio ambiente. “Desde 2000 trabalhamos com reciclagem, e é válido destacar que, nesta loja do Extra, também há o descarte de celular, pilha e bateria. Esta é uma forma de estarmos engajados para a melhoria da qualidade de vida, para as pessoas viverem num planeta melhor”.
O vereador Boi enfatizou que o projeto agrega ainda mais valor às conquistas da qualidade de vida na cidade. “Saldo positivo para a nossa cidade, que tem referência por sua estrutura e pela preocupação com a causa ambiental. Essa parceria é um exemplo para a melhoria da qualidade de vida”. Boi lembrou que o Extra é um local muito freqüentado por todos, e sua localização será importante para a população participar do descarte correto de medicamentos.
O programa - implantando em 2010 na cidade de São Paulo - está presente em todas as Drogarias do Extra e do Pão de Açúcar da capital, que servem como postos de arrecadação dos resíduos (agulhas, ampolas, vidros de xarope, cartela de medicamentos, frascos, bisnagas, comprimidos - entre outros).
A farmacêutica Silvana Lee, gerente da Central de Medicamentos da Prefeitura, acompanhou o lançamento e foi categórica: “esse projeto é fundamental”. Para ela, é necessário começar a conscientizar a população que o medicamento também polui o meio ambiente.
Para o Grupo Pão de Açúcar, esse projeto faz parte do compromisso de ampliar a conscientização e engajamento dos clientes para o consumo consciente e descarte correto de resíduos. Desde que começou, em novembro de 2010, o programa já arrecadou e fez a destinação final de cerca de 1,8 toneladas de resíduos que são considerados agressivos ao meio ambiente por terem contato direto com substâncias químicas (fármacos).
Vale destacar que embalagens primárias (aquelas que têm contato direto com o produto) são consideradas um resíduo perigoso e constituem risco ambiental, uma vez que a maioria das pessoas descarta essas embalagens no lixo doméstico, podendo ocasionar contaminação do solo e da água.

Cuidados no descarte:

- Todos os medicamentos devem ser descartados em sua embalagem original (por exemplo: cartela de comprimidos, vidro de xarope, bisnaga com pomadas e cremes etc), tomando o cuidado de deixar as embalagens sempre fechadas. Não é necessário destacar os comprimidos.
- Seringas e agulhas também podem ser descartadas. O ideal é a utilização de um recipiente rígido para armazenagem como, por exemplo, latas de achocolatados, eliminando o risco de acidentes.
- Caixas de medicamentos e bulas (papel) devem ser entregues nas Estações de Reciclagem, no próprio Extra - uma vez que não tiveram contato direto com o medicamento.