Com sede em Araraquara, Copinha tem inicio nesta terça-feira

03/01/2012 - 03h26

A fábrica de talentos continua produzindo sem parar, e é chegada a hora dos novos produtos serem colocados nas vitrines. O grande palco para os craques do futuro vai ser aberto nesta terça-feira (3), quando terá inicio a 43ª Copa São Paulo de Futebol Júnior. Popularmente conhecida como Copinha, trata-se da maior competição nacional na categoria Sub-18 do país, e abre o calendário oficial do futebol na temporada 2012. A notoriedade do Torneio é tão abrangente, que esse ano serão oito emissoras de televisão transmitindo os jogos.
Até o próximo dia 25, aniversário da cidade de São Paulo, 96 equipes estarão em ação na busca pelo título do Torneio, que reunirá cerca de 1.800 atletas, divididos em 23 sedes e 24 chaves. A disputa, organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), é realizada desde 1969, e já revelou grandes craques do futebol brasileiro: Toninho Cerezo, Casagrande, Falcão, Rogério Ceni, Cafú, Raí, Robinho, Júlio Batista, Kaká, Bebeto, Romário, Marcelino Carioca, Fred, Breno, entre outros.
O título de 2011 ficou com o Flamengo, após derrotar o Bahia na final.


Cidade-sede

Araraquara é uma da sedes e abrigará as delegações do Palmeiras, Linhares (ES) e Rondonópolis (MT). De acordo com Milton Cardoso, diretor da FPF (Federação Paulista de Futebol), caso uma das equipes pertencentes à chave siga adiante na competição, as partidas serão realizadas na cidade até a fase quartas-de-final.
"É possível manter a sede, e isso já aconteceu em outras edições, quanto o Corinthians aqui em Araraquara e também em São Carlos, atuou até a etapa que antecede a semifinal, momento em que a federação leva as partidas para Sâo Paulo.
Acreditamos que a população da cidade poderá presenciar vários jogos da Copinha 2012", disse Cardoso, que também é presidente do conselho da Associação Ferroviária de Esportes.
Isso acontecendo, a Arena será palco para mais três fases da competição. Encerrada a etapa inicial, os jogos de mata-mata, acontecerão nas seguintes datas: Segunda fase: dias 14 (sábado) e 15 (domingo); oitavas-de-final: 17 (terça-feira) e 18 (quarta-feira); quartas-de-final: 19 (quinta-feira) e 20(sexta-feira).
Vale lembrar que nos últimos sete anos, a Morada do Sol, foi uma das sedes da Copinha em seis oportunidades. Apenas em 2011, ano em que o time Sub-18 da Ferroviária estava inativos, foi que a competição não contou com a participação da torcida araraquarense.

‘Eu acredito é na rapaziada!'

No dia de estreia do campeonato, a Ferroviária, do técnico Edmilson Feliciano, fará seu confronto inaugural no Grupo E, às 17h, diante da representação do Rondonópolis (MT), na Arena Fonte Luminosa, com entrada gratuita ao público. Na sequência, às 19 horas, será a vez do Palmeiras encarar a equipe do Linhares (ES).
Os garotos de Araraquara retornarão a campo na sexta-feira, às 19h, para encarar o Linhares, encerrando a participação na primeira fase diante do Palmeiras, na próxima segunda-feira (9), às 19h, diante do Palmeiras.
Com um trabalho simples, de retomada em suas categorias de base, a Ferroviária chega a Copinha, esperançosa em apresentar um futebol de resultados, mas também vistoso. "O projeto começou em 2011, e não se monta uma equipe competitiva da noite para o dia. Agora, nós fomos atrás, conhecíamos os garotos que passaram pelas escolinhas municipais, e tivemos as disputas do Sub-15, Sub-17 e Sub-20, que nos deram um parâmetro. Apenas dois meninos sabem o que é estar numa Taça, contudo acreditamos no potencial do grupo", disse o técnico Edmilson Feliciano, que espera ver apresentações alegres.
"Está ficando muito burocrático e até a Copinha, que sempre foi uma festa do futebol, se tornou uma busca incessante por resultado. É notório, que precisamos ter os pontos, visando uma passagem de foto, mas temos com um comprometimento com o futebol bem jogado, com a torcida que vai estar presente. Tentamos incutir isso em nossos atletas, e a expectativa é positiva", completou o treinador araraquarense.
A equipe vencedora da chave irá enfrentar o primeiro colocado do grupo F, onde estão Monte Azul, Porto (PE), Gama e Botafogo (SP).

Fórmula de disputa

Na primeira fase os clubes jogarão entre si, dentro dos grupos em turno único, classificando-se para a segunda fase a agremiação que obtiver o maior número de pontos ganhos. Vale frisar que os oito melhores segundos colocados, independente da chave, também garantem presença na próxima etapa do Torneio.
Os critérios para desempate são os seguintes: 1º Maior número de vitórias, 2º Saldo de gols, 3º Gols Pró, 4º Cartões vermelhos, 5º Cartões amarelos, 6º Confronto direto (no caso de dois times), 7º Sorteio na Federação Paulista de Futebol.
Na segunda-fase 32 clubes continuaram na competição. Em jogos eliminatórios restarão 16 agremiações (oitavas-de-final); na sequência serão oito (quartas-de-final), posteriormente quatro (semifinal), e a grande final, que será disputada no dia 25 de janeiro em São Paulo.

Confira a tabela do grupo da Ferroviária


03-jan-12(terça feira)

17h - Ferroviária x Rondonópolis (MT)19h - Palmeiras x Linhares (ES) (Sportv)


06-jan-12 (sexta-feira)

19h - Ferroviária x Linhares(ES)21h - Rondonópolis (MT) x Palmeiras (Sportv e Rede Vida)


09-jan-12 (segunda-feira)


17h - Linhares (ES) x Rondonópolis (MT)19h - Ferroviária x Palmeiras (Sportv, Espn e Band Sports)