Plano de combate à dengue é aprovado e garante recursos para Araraquara

04/01/2012 - 02h37

O Ministério da Saúde divulgou na terça-feira (3) a aprovação do Plano de Contingência contra a Dengue elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância em Saúde. 
A aprovação do projeto garante a Araraquara R$ 112.396,51. O valor é um adicional de 20% nos repasses regulares do Teto de Vigilância e Promoção à Saúde.
De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde, Feiz Mattar, esse recurso irá colaborar para intensificar as ações elaboradas para o combate à dengue em 2012 e que já estão sendo realizadas em Araraquara. “É uma bonificação financeira que mostra a seriedade do projeto desenvolvido na cidade e reconhecido pelo governo federal”.
Em janeiro, será realizada a Avaliação de Densidade Larvária (ADL) que visa identificar os pontos da cidade onde a infestação é maior, e dessa forma, tornam-se regiões prioritárias na estratégia definida pela Vigilância.
Atualmente, o município conta com 140 agentes de combate à dengue, 20 veículos, sendo um ônibus, além de todos os equipamentos e insumos necessários. “O prefeito Marcelo Barbieri, desde o início do seu governo, oferece condições para a execução das ações”, ressaltou o coordenador.

Ações

Integram o planejamento da Vigilância em Saúde ações como os arrastões pelos bairros para recolhimento de inservíveis e possíveis criadouros do mosquito; fornecimento de sacos de areia em locais de grande fluxo de pessoas; vistorias planejadas em lajes, marquises, calhas e, especialmente, a visita casa a casa. 
"A estratégia da visita casa a casa é primordial para a retirada e identificação de possíveis criadouros de dentro das residências. Além disso, os agentes estão em contato direto com a população fornecendo informações, esclarecendo dúvidas e conscientizando como combater e evitar a proliferação do mosquito", afirma Feiz Mattar.
O coordenador acrescenta ainda que a Vigilância também possui grupos que atuam por meio do IEC (Informação, Educação e Comunicação). Estes agentes promovem palestras em escolas e empresas orientando sobre as formas de combate.