Terminal Intermodal de Araraquara será inaugurado em fevereiro

05/01/2012 - 01h43

O prefeito Marcelo Barbieri e o secretário de Obras, Valter Rozatto, estiveram, na manhã dessa quarta-feira (4), no Terminal Intermodal de Araraquara, construído pela Empresa Brado Logística. De acordo com o prefeito, que conversou com diretores da empresa, o terminal entrará em operação no mês de fevereiro. 
Marcada inicialmente para o final deste mês, a inauguração foi adiada alguns dias pois a empresa investiu em uma nova locomotiva que deve chegar em fevereiro. A Brado Logística, que faz armazenagem, distribuição, transporte e terminais de contêineres, com sede em Curitiba, já investiu R$ 10 milhões nesta primeira etapa do projeto em Araraquara.
O Terminal Intermodal, com 242.000m², atenderá as cidades de Araraquara, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Barretos e a região sul de Minas Gerais, com operações de cargas de açúcar, carne, papel e cítricos, que serão escoadas para o Porto de Santos e destinadas, principalmente, para exportação. 
No primeiro ano de funcionamento, o terminal deve movimentar 10 mil contêineres. A previsão é que, após cinco anos, a movimentação seja de 50 mil contêineres por ano. 
De acordo com o prefeito Marcelo Barbieri, Araraquara tem uma vocação logística consolidada, favorecendo a instalação de empresas. No caso da Brado Logística, a produção regional em larga escala de açúcar e suco de laranja concentrado foi um grande atrativo para a empresa, que investe no transporte intermodal rodoferroviário.   
Marcelo destacou, também, que Araraquara possui uma das melhores redes ferroviárias do Estado e citou a construção do novo contorno ferroviário, com um amplo pátio de manobras, localizado em Tutóia, que será o maior da América Latina. Durante visita à empresa, o prefeito também disse que o Governo do Estado já emitiu a ordem de serviço para a pavimentação da estrada ARA 340, que dá acesso ao Terminal Intermodal e vai até o terminal da Petrobras. As obras foram anunciadas pelo governador Geraldo Alckmin, juntamente com a recuperação da rodovia José Barbanti Netto, que passa em frente à IESA e terá um trecho de 1,5 km duplicado.